Há exatamente 8 anos, na véspera da comemoração do Dia Nacional de Saúde Bucal e do Cirurgião Dentista, 25 de outubro, foi publicado neste conceituado jornal
um artigo sob o título "Odontologia da UEL pede ajuda" (Espaço Aberto), e esta editoria destacou no texto o seguinte: "Nossa infraestrutura, infelizmente, é antiga e totalmente inadequada, não suportando nem a instalação dos novos equipamentos conquistados. Esta antiga estrutura não comporta mais os anseios e a necessidade de expansão de nosso curso".

Cabe aqui um breve relato do que ocorreu nesse espaço de tempo. Terminada a fase estrutural de obra no campus com recursos obtidos junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior(Seti) e também com verbas próprias da UEL, finalmente, em 2014, após anos frequentando as manchetes da imprensa, devido aos constantes alagamentos em nossas instalações, fomos ouvidos pelo governo do Estado. Com apoio da Seti, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) liberou um total de R$ 8.340.000,00, permitindo o reinício das obras do 1º bloco que encontravam-se paralisadas e sofrendo a ação do tempo.

É com satisfação que informamos que nesse momento estamos comemorando a conclusão de 80% das obras. Graças ao esforço conjunto da UEL, Seti e Sesa, a qual agradecemos em especial, pois liberou também recursos destinados aos equipamentos e mobiliários para o espaço de 4.400 m2, que num primeiro momento terá capacidade de abrigar os três grandes Ambulatórios de Atendimento ao público, o Centro de Especialidades Odontológicas, o Pronto Socorro 24 horas/365 dias, bem como toda a estrutura de apoio clínico e de suporte ao ensino, pesquisa e extensão.

Com a conclusão dessa 1ª parte da obra, problemas e dificuldades ainda terão que ser enfrentados, pois nesse momento o funcionamento do Ambulatório de Pós-Graduação, o Centro Cirúrgico e toda a estrutura de apoio ao ensino, como salas de aula e laboratórios, bem como a Clínica de Especialidades Infantis (Bebê Clínica), que no futuro ocuparão o 2º e 3º blocos, ainda permanecerão no centro da cidade.

No entanto, vale ressaltar que atualmente o curso de Odontologia da UEL ocupa a 13ª posição entre os 224 do País, o 2º lugar no Paraná e, ainda, é o maior prestador de serviços odontológicos do Estado, atendendo em média de 600 pessoas/dia, e que com a nova estrutura será possível dobrar a quantidade e agregar ainda mais qualidade e segurança ao nosso trabalho.

Em relação a prestação de serviços (extensão), na semana passada foi publicada pelo Ministério da Saúde, a Portaria nº 2.062 que lista as 18 instituições de todo o país habilitadas no inédito Programa GraduaCEO - Brasil Sorridente de Incentivo Financeiro à Clínicas Odontológicas Universitárias. Salientamos que fomos a única no quesito produtividade que atingiu o padrão III.

Nesses anos todos, nossa comunidade - composta de servidores, docentes, servidores técnico-administrativos e alunos - tem se mostrado resiliente ao extremo, e temos certeza que alguns transtornos causados com a divisão de nossas instalações entre Unidade Centro e Unidade Campus serão superados, pois em breve os outros dois blocos serão ocupados.

Graças ao apoio de todos, alunos, docentes, técnicos, das administrações do Centro de Ciência da Saúde (CCS) e da UEL, dos nossos representantes em nível estadual, da imprensa e dos nossos docentes pioneiros aposentados, temos o que comemorar, pois fomos um dos cursos precursores da UEL e aproximadamente dois mil profissionais que aqui completaram sua formação estão espalhados pelos quatro cantos do mundo. Nossos agradecimentos ao povo do Paraná, pois os recursos até aqui empregados foram totalmente oriundos do seu trabalho. Este é um presente para Londrina e mais uma prova da importância da nossa querida UEL, na vida de todos.

JOSÉ ROBERTO PINTO é diretor da Clínica Odontológica Universitária da Universidade Estadual de Londrina

■ Os ar­ti­gos de­vem con­ter da­dos do au­tor e ter no má­xi­mo 3.800 ca­rac­te­res e no mí­ni­mo 1.500 ca­rac­te­res. Os ar­ti­gos pu­bli­ca­dos não re­fle­tem ne­ces­sa­ria­men­te a opi­nião do jor­nal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br

mockup