Retenção é a solução?


A questão não é a retenção e sim quais intervenções serão propostas a fim de superar as dificuldades apresentadas pelo aluno. Os pesquisadores da área já comprovaram que a reprovação não é o melhor caminho para que o aluno supere suas defasagens, pois já demonstrou que sua aprendizagem não ocorre com aquele modelo de ensino, que certamente será repetido no ano seguinte e impactará na não-aprendizagem, novamente.
Não se trata de fazer apologia à não-reprovação, mas sim de que um conteúdo específico pode ser recuperado sem dificuldade, dando ao aluno oportunidade de um tempo maior e diferentes estratégias de ensino.
A reprovação se justifica quando, durante o ano letivo, o aluno apresentou dificuldade em sua capacidade geral de aprender. Penso, então, que a solução está nos modos em que as dificuldades detectadas serão tratadas e certamente um diagnóstico preciso deve ser o termômetro para que os encaminhamentos possam realmente beneficiar os alunos.

mockup