Educadora e missionária. É assim que vemos Nossa Senhora Aparecida, de modo particular, nas festividades da Festa da Padroeira em 2022, aqui no Santuário de Londrina. Um momento para refletir e rezarmos sobre o papel de tantos educadores e de tantos missionários que, todos os anos, não apenas no dia 12 de outubro, vêm à Casa da Mãe Padroeira para depositar seus anseios, pedidos e angústias. Gente que vem de Londrina, das cidades vizinhas, do Norte do Paraná e do interior de São Paulo. Gente que nos acompanha de todo o Brasil, pelas transmissões das redes sociais e dos meios de comunicação.

Neste ano, de maneira especial, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, celebramos o encerramento do Ano Jubilar, um período de comemoração do Jubileu de Platina (70 anos como paróquia) e do Jubileu de Prata (25 anos como Santuário). Ao longo de toda essa história que, de fato, teve início em 1940, com a construção da capelinha antes mesmo de se tornar paróquia, Maria foi educadora e missionária. Isso se revela, por exemplo, no grande crescimento que a comunidade teve durante a jornada desde sua fundação. Além disso, a Mãe Educadora se reflete na escolinha primária mantida pelos padres décadas atrás, mas, sobretudo na catequese de hoje.

E não se pode falar em educação e missão sem falar em evangelização. Recebemos testemunhos de gente que acompanha o trabalho do Santuário e, assim, a própria Palavra de Deus, de lugares dos mais inusitados. Através das mídias sociais e dos veículos de comunicação social, grandes parceiros nesse aspecto, a força da Mãe pode chegar às pessoas nos mais diversos rincões, desde o interior do Paraná até países como Dubai. É isso que celebramos e comemoramos neste dia 12 de outubro: a fé e a devoção das pessoas em Nossa Senhora Aparecida, com a qual aprendemos a servir, a nos disponibilizarmos ao próximo, a estarmos atentos às necessidades alheias.

A força da Mãe Padroeira é impressionante. Sua intercessão junto a Jesus é eficaz. E testemunhos não faltam para mostrar o poder da oração! Alguns deles serão compartilhados durante as missas do dia 12. Em outros casos, temos peregrinos que vêm de muitos destinos para depositar na Sala de Promessas objetos que lembras as graças e curas alcançadas. O Santuário é, também, local de peregrinação. Durante todo o ano, aliás. A Casa da Mãe sempre está de portas abertas para receber seus filhos. Seja presencialmente ou, até mesmo, de maneira virtual.

Assim, verifica-se uma das grandes características de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é exatamente a de estar ao lado de seus filhos. Em sua “aparição”, a padroeira do Brasil esteve ao lado dos pescadores, da mesma maneira que Jesus Cristo se apresentou a Pedro e João. A História da Mãe de Deus, portanto, não apenas se repete, mas, sobretudo, se reconfigura. E está sempre muito atualizada com os nossos tempos e com a contemporaneidade. Todavia, sempre ao lado de seus filhos.

Ao completar datas tão significativas e importantes, o Santuário, ao mesmo tempo, se coloca em consonância com a Igreja do Brasil. A Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, convocado pelo papa Francisco para outubro de 2022, evoca a Igreja Sinodal, através da comunhão, participação e missão. Uma realidade que viveremos na Festa da Padroeira deste ano, já que, além dos missionários voluntários que teremos e da comunhão com a Arquidiocese de Londrina, nossa expectativa é que a participação do povo seja grande.

Afinal, será a primeira vez pós-pandemia que não teremos qualquer restrição de público. Então, estamos preparados para receber todos os filhos e filhas na Casa da Mãe. São bem-vindos todos aqueles que vêm rezar, pedir e agradecer à Padroeira do Brasil, educadora e missionária!

Padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná.