Todos buscam a paz. É o anseio geral. Parece que a harmonia é impossível. Procuram-na em toda parte. Os cientistas procuram sinais de vida inteligente, buscando a felicidade. Criam-se mecanismos para vasculhar o espaço, com observatórios em tentativas de sinais de vida extraterrestres, que magicamente possam trazer esperanças de paz.
Porque procurar hipotética paz tão distante? Embora vivamos um ceticismo religioso, a religião ainda é uma poderosa força propiciadora de paz. Lendo a Bíblia, percebe-se que mensagens verdadeiras já desceram do céu para a terra. Deus fala incessantemente ao homem, sua criatura. Ele enviou profetas para proclamar sua palavra e não os ouvimos. Então Deus desceu até nós na pessoa de seu filho, Jesus, foi um visitante do céu que tomou a forma humana para traduzir a linguagem do céu para nós.
Uma das coisas mais complexas é a religião. Uma diverge da outra, a minha, a sua, os antropólogos, sociólogos, psicólogos, místicos, budistas, judeus, os cristãos . Só que ninguém pode questionar as razões teológicas e apologéticas mostrando um Deus absoluto, causa primeira do mundo. É um ser vivo, concreto, pessoal, transcendental, primeiro em todas as ordens. Não se deixa rebaixar a uma prova metafísica. A ciência jamais pode pretender insinuar a nulidade da hipótese Deus.
Indiscutivelmente Deus criou o Homem, para que seja livre, é o ponto alto de sua criação e este Deus quer a promoção do homem pela ciência, pela técnica e a santificação ao espírito, para que viva em paz. A fé religiosa é antes de tudo um ato de confiança em Deus, onde as pessoas se inclinam diante das vontades do senhor em uma atitude de humildade a adoração.
Os cientistas, deixando de lado aquilo que se podem comprovar passam a pensar sobre a existência de Deus. Dentre eles ressalta-se Leibniz, que infere: ''Deus é possível, logo existe''. Busca o princípio da razão e sente que tem que haver uma causa necessária para que tudo seja como é. Há uma harmonia preestabelecida , que requer uma suprema inteligência ordenadora. Tudo no universo é perfeito e isto só pode ser capaz, racionalmente, por uma força misteriosa e indescritível.
Enfim, para encontrarmos a paz, basta folhear o livro sagrado e seguir as leis divinas e novos horizontes descortinar-se-ão diante de nós, num mundo melhor!
OSVALDO CARDOSO RIBEIRO é professor em Londrina

mockup