Promessas de dinheiro rápido e fácil sempre existiram. E enquanto houver quem acredite, haverá golpistas para levar vantagem. Atualmente a internet tem sido um campo fértil para quem quer aplicar ciladas. É o que mostra pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O número da pesquisa mostra que ainda tem muita gente que acredita que pode ganhar dinheiro sem esforço. Onze por cento dos internautas brasileiros já caíram em esquemas fraudulentos, em especial o de pirâmide. De acordo com os pesquisadores, os golpes ainda ocorrem por causa de fatores como o excesso de confiança, ganância ou ingenuidade do investidor.

Outro problema é que muita gente não entende de investimento, por isso ficam mais suscetíveis aos esquemas irregulares e são enganados com mais facilidade.

“Quando você duvida do serviço e quando o valor do investimento para adesão não corresponder à média do mercado, é preciso procurar saber mais sobre a empresa”, orienta o coordenador da Comissão de Direito do Consumidor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Londrina, Wagner Lai.

Outra medida recomendada é tomar cuidado com conselhos de quem também não entende de investimento, uma vez que 29% das vítimas foram influenciadas por amigos ou parentes e 26%, por membro de um grupo ou organização a qual pertencem. E o pior: 62% disseram que ainda não haviam recuperado o dinheiro perdido.

De acordo com Gabriel Vansolini, sócio e assessor de Investimentos da Bravus Investimentos, qualquer tipo de operação feito por analista de investimento que não esteja registrado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é golpe.

Uma dica importante é que, no caso de marketing multinível, se a empresa não tiver CNPJ e endereço fixo e se o valor de investimento é maior do que o valor da venda dos produtos, é preciso desconfiar. Outra sugestão importante: se há a exigência de um investimento inicial sem qualquer contrapartida, pode ser pirâmide, o que é ilegal.

Rastrear uma tentativa de golpe é difícil. No entanto, quem foi vítima deve procurar a polícia o mais rápido possível para registrar um Boletim de Ocorrência e se precaver de possíveis problemas.

A lógica de que não existe “almoço grátis” é verdadeira. Promessas de enriquecimento da noite para o dia não passam de armadilhas para tomar dinheiro de desavisados. Todo cuidado é pouco.

Obrigado por ler a FOLHA!