19 de janeiro de 2002

Entidades paranaenses representativas do setor de triticultura reuniram-se durante a semana com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, e outros membros do ministério para propor ao Governo Federal algumas iniciativas que visam fomentar a cultura do trigo no País. De acordo com Norberto Ortigara, diretor da secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), as propostas apresentadas visam dobrar a produção brasileira nos próximos quatro anos, permitindo ao setor atender pelo menos 60% da demanda interna pelo produto.

Para Norberto, ações nesse sentido são importantes porque o Brasil não pode continuar gastando US$ 1 bilhão por ano para importar de sete a oito milhões de toneladas de trigo. O País consome dez milhões de toneladas anuais mas produz no máximo 30% dessa demanda. "É uma questão de segurança alimentar", disse, reforçando que não é viável depender de importações.

Noventa por cento do trigo comprado do exterior vem da Argentina. "Com a crise naquele país, pode haver dificuldade no fornecimento. Se tivermos que procurar trigo americano ou canadense, pagaremos de 30% a 40% a mais pelo produto", explicou. Segundo ele, também é importante investir no setor porque a cultura permite manter o solo ocupado durante o inverno, otimiza a utilização do parque de máquinas da propriedade, movimenta o comércio de insumos e dá lucros aos produtores. "Os riscos são inerentes às culturas de inverno", esclareceu.