13 DE SETEMBRO DE 2011

As mulheres da classe C deixaram de ser coadjuvantes no processo de compra e conquista de consumo e passaram efetivamente a decidir o que fazer com o dinheiro próprio e o do marido. Atualmente, a maioria dos homens (82%) admite que a mulher administra o orçamento doméstico e 77%, que elas decidem, inclusive, as peças íntimas que eles vestem. Os dados são da pesquisa ''As Poderosas da Nova Classe Média Brasileira'', divulgada ontem e realizada pelo Instituto Data Popular em parceria com a Editora Abril no segundo trimestre deste ano, com a participação de 30 mil pessoas de todo o País, sendo 18.356 mulheres. O poder de compra das mulheres da classe C mudou e a influência dela sobre o dinheiro do companheiro aumentou. Além de administrar o próprio salário, elas passaram a decidir sobre o dos demais membros da casa que contribuem financeiramente. O sócio-diretor do Data Popular, Renato Meirelles, explica que a mulher passou a ser vista e reconhecida na família, inclusive pelos maridos, como a pessoa capacitada para gerir o orçamento e agradar o interesse de todos da casa. De acordo com ele, isso é fruto de um processo que ocorreu nos últimos 15 anos e se materializou fortemente nos últimos dois anos.

(Aline Vilalva/ Reportagem Local)

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