Os benefícios dos programas federais de transferência de renda são indiscutíveis. Sem dúvida contribuíram sobremaneira para a melhoria de vida da população, como confirma estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nessa semana. O Paraná apresentou o sétimo melhor resultado do País, com redução de 67% do número de famílias que vivem em situação de extrema pobreza, com rendimentos mensais abaixo de R$ 70. Em 2001, 7,1% da população do Estado era enquadrada nessa faixa de renda, contra um índice de 2,3% registrado em 2009. O desempenho paranaense foi o melhor dos três Estados da Região Sul e também está acima da média nacional.
Além dos programas federais, vale acrescentar que houve uma melhora na economia nacional, com aumento das ofertas de emprego e dos salários. No entanto, há que se ressaltar que, ainda hoje, 16 milhões de brasileiros vivem com apenas R$ 2 por dia. É um grande número de pessoas e um enorme desafio para conseguir melhorar a vida dessa população. Se os programas sociais já foram implantados, é imperativo que consiga atingir a todos, embora o número de beneficiados tenha apresentado crescimento. Em uma década houve um aumento de 13% no Brasil e 6,25% na Região Sul e no Paraná, onde 17,08% das famílias recebem algum tipo de ajuda do governo federal.
Juntamente com os programas sociais e de transferência de renda, se fazem necessárias a implementação de projetos de educação e capacitação profissional. É sabido que há muitas vagas no mercado de trabalho que não são preenchidas simplesmente por falta de profissionais qualificados. É um fator que, aliado a vários outros, pode impedir o crescimento do País. Além disso, desta forma é encerrado o ciclo de assistencialismo que tantas pessoas estão escoradas.
Sem dúvida os programas de transferência de renda são bons projetos, mas não podem continuar indefinidamente neste atual formato. É importante que sejam estabelecidos prazos para qualificação técnica e encaminhamento ao mercado de trabalho. O verdadeiro desenvolvimento passa por ações que promovam o ser humano e lhe propicie crescimento profissional e pessoal.

mockup