O avanço da pandemia do novo coronavírus no Paraná levou o governo estadual a estender o período de validade de medidas restritivas. O decreto 7.230/21 traz, no entanto, algumas novidades. Uma delas é a permissão para que shopping centers e estabelecimentos de comércio considerado não essencial possam atender aos sábados nas modalidades delivery e drive thru.

A manutenção de medidas de restrição determinada pelo governador Ratinho Junior é consequência do aumento dos números da pandemia no Estado e da necessidade de conter a transmissão do coronavírus.

A disparada do número de casos e de mortes provocadas pela doença é a justificativa do governo para a manutenção das restrições. Mais 196 mortes e 3.059 novos casos foram registrados nesta quarta (31) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). No total, o Paraná soma 840.728 diagnósticos e 16.600 óbitos em decorrência da doença. A taxa de ocupação nas UTIs exclusivas para atendimento de pacientes adultos com Covid-19 é de 95%.

O novo decreto indica que atividades comerciais de rua não essenciais, galerias e centros comerciais e de prestação de serviços não essenciais, em municípios com mais de 50 mil habitantes, poderão funcionar das 10 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com limitação de 50% de ocupação, e sábado exclusivamente nas modalidades delivery e drive thru, das 10 horas às 17 horas. As cidades com menos de 50 habitantes devem seguir as regulamentações municipais.

Os shopping centers poderão abrir ao público das 11 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, com limitação de 50% de ocupação, e no sábado apenas nas modalidades delivery e drive thru, no mesmo horário.

Às vésperas da Páscoa, o decreto reforça que os estabelecimentos que vendem chocolates integram o rol dos serviços e atividades essenciais e têm assegurado o seu funcionamento sem limitação de horário e dia da semana.

A restrição de circulação de pessoas segue proibida das 20 horas às 5 horas. Ficam de fora desta regra apenas profissionais e veículos vinculados a atividades essenciais. Também continuam proibidos venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público e coletivo no mesmo horário, em todos os dias da semana.

Já bares, restaurantes e lanchonetes só podem abrir para o público de segunda a sexta-feira das 10h às 20h, com ocupação máxima de 50%. Na modalidade de delivery, podem funcionar sem restrição de dia e horário.

No entanto, de nada adianta o governo aplicar restrições de circulação e funcionamento dos estabelecimentos comerciais se a população não colaborar e adotar os cuidados para conter a disseminação do novo coronavírus. A saúde de todos depende da consciência e do cuidado de cada um.

Obrigado por ler a FOLHA!