MasterPlan deve ser o guia dos candidatos na busca pelo bem comum
PUBLICAÇÃO
sábado, 10 de fevereiro de 2024
Angelo Pamplona
O MasterPlan de Londrina era uma reivindicação antiga da sociedade civil organizada, especialmente cobrada por intermédio do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, instância que se reúne semanalmente na ACIL - Associação Comercial e Industrial de Londrina - e está completando 15 anos.
A história da cidade é pródiga em exemplos de iniciativas do Executivo que foram interrompidas pela gestão seguinte. Assim, a cidade avança aos soluços, com espasmos de desenvolvimento que não conquistam o fôlego da perenidade. Por conta disso, também, muitos prefeitos se viram apagando incêndios que poderiam ter sido evitados.
Daí a importância de um plano a longo prazo, feito a muitas mãos, contemplando os mais diferentes setores da sociedade. Os apelos foram ouvidos pelo Poder Executivo e, a partir de 2020, o MasterPlan Londrina 2040 começou a ser elaborado.
Logo de partida, indicadores regionais foram levantados e comparados com cidades de porte semelhante, para identificar problemas e soluções. Vieram uma infinidade de reuniões, entrevistas, oficinas e discussões sobre planejamento urbano, gestão pública, meio ambiente, inovação e desenvolvimento econômico. As premissas básicas foram definidas em cima da união, da continuidade, da transparência e da participação coletiva. Todas as etapas da elaboração e os documentos entregues estão disponíveis na internet (www.2040.londrina.pr.gov.br).
Assim, criamos uma visão de futuro que sintetiza o desenvolvimento de uma “Londrina inovadora, sustentável e com vida de qualidade”. A amplitude da proposta foi destrinchada em seis áreas de resultado que, por sua vez, desdobraram-se em propostas. Por fim, foram identificados e descritos 79 projetos estratégicos que se subdividem em uma infinidade de ações. São os caminhos para chegarmos lá.
Concluída a elaboração, o MasterPlan foi entregue no aniversário de 87 anos de Londrina, em dezembro de 2021. Já havia uma preocupação sobre a continuidade do plano para os próximos anos. O cenário foi se definindo pela contratação de um executivo capaz de fazer as interlocuções entre a iniciativa privada e o poder público para tirar o MasterPlan do papel. Em agosto de 2023, o executivo foi contratado por intermédio do Instituto de Apoio a Projetos para Londrina e Região, formado por entidades da iniciativa privada.
Toda essa trajetória consolida uma certeza: o MasterPlan de Londrina precisa ser abraçado como uma estratégia de estado, e não de governo. O plano deve ser adotado pelos próximos prefeitos para que os objetivos sejam alcançados de forma progressiva e efetiva.
Por causa de sua construção coletiva, o MasterPlan deve guiar as propostas dos candidatos a prefeito de Londrina. O plano estratégico é fundamental para o crescimento econômico e social, garantindo a continuidade dos trabalhos na busca pelo bem comum.
Angelo Pamplona, presidente da ACIL