Ao mesmo tempo em o Brasil vive um cenário econômico extremamente favorável, uma questão gera preocupação: a falta de mão de obra especializada para suprir a demanda em setores que estão em plena expansão como a construção civil, as engenharias e a tecnologia da informação.
Uma saída, segundo vislumbra o próprio governo brasileiro, é facilitar a imigração de profissionais qualificados estrangeiros. A agilização do processo de visto e da validação de diplomas estrangeiros se faz necessária neste momento em que a contratação de mão de obra especializada é urgente e o Brasil não teria tempo de formar estes profissionais.
As estatísticas mostram que a importação da mão de obra vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Conforme reportagem publicada hoje na FOLHA, entre 2009 e 2011, o número de vistos de trabalhos concedidos a estrangeiros pelo Ministério do Trabalho e Emprego aumentou 64,3%, saltando de 42.914 para 70.524. Em 2012, até o mês de setembro, outras 55.009 já haviam sido concedidas.
Uma das preocupações do governo é que a escassez de profissionais especializados em determinadas áreas pode levar o mercado brasileiro a ficar menos competitivo, contribuindo a médio e a longo prazos, para a estagnação da economia.
O objetivo é alterar o Estatuto do Estrangeiro, lei de 1980, feita para dificultar a entrada de imigrantes na tentativa de resguardar a segurança nacional. Um ponto estudado é a política direcionada de vistos, com base em pontuação por área de interesse, como fazem Canadá e Austrália.
Se toda esta movimentação que acontece no País neste momento é para não desacelerar o processo de desenvolvimento, há que se investir, ao mesmo tempo, no aprimoramento do sistema educacional, oferecendo aos nossos jovens cada vez mais oportunidades da qualificação.
Outro ponto é que a presença dos profissionais estrangeiros deve ser aproveitada para a transferência de conhecimento para os trabalhadores brasileiros, caso contrário essa tentativa de equacionar o deficit de mão de obra atual pode colocar em risco o desenvolvimento da indústria local.
Entre os séculos 19 e 20, o Brasil foi amplamente receptivo a imigrantes de diversas origens, que, com certeza, contribuíram para formar a nação que somos hoje. Agora, uma nova abertura neste sentido - mas de forma planejada e equilibrada - é válida para fortalecer o país futuramente enquanto potência mundial.

mockup