Curitiba - Uma nova leva de municípios deve se juntar às 20 cidades paranaenses já proibidas de receber repasses federais devido a problemas com o Ministério da Previdência. Ontem foi o último dia para que enviassem ao ministério um diagnóstico completo sobre a situação dos fundos municipais. Segundo a Associação dos Municípios do Paraná, muitas prefeituras não conseguiram repassar as informações.
Cerca de um terço das cidades do Estado aderiu a um regime próprio de previdência, como meio de economizar o dinheiro dos repasses ao INSS. Adotando um sistema próprio, os municípios teriam mais mobilidade no uso dos recursos, além de estabelecer tetos próprios para os benefícios.
TC - Os prefeitos dos municípios acusados de falsificar documentos emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), Acindino Duarte (PMDB), de Matinhos, e Teodoro de Oliveira (PSL), de Adrianópolis, reuniram-se ontem com o presidente do órgão, Rafael Iatauro. Os dois, que negaram saber das fraudes, comprometeram-se a investigar a participação de funcionários no esquema.
Técnicos do TCE constataram que os dois municípios teriam utilizado certidões liberatórias falsas para obter repasses de verbas das secretarias estaduais. Os casos estão sendo investigados pela Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio Público.