Se hoje temos que lutar contra a falta de emprego, então devemos acreditar e agir hoje para termos um amanhã melhor. Infelizmente não é de agora que o desemprego assola os brasileiros e os paranaenses, mas com certeza está mais evidente, por isso a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), com o total apoio do governador Jaime Lerner, procura ações concretas para debelar esse problema, que toca na alma de todos nós e é, sem dúvida, uma doença que aflige o orgulho de cada um.
Neste 1º de maio, Dia Internacional do Trabalho, a Sert, através de suas 118 agências do Sistema Público de Emprego (Sempre/Sine), marca mais um ponto nesta árdua luta. Estaremos divulgando um grande resultado: conseguimos mais de 11 mil novas colocações no mercado de trabalho em todo o Estado, só no mês de abril! Um feito sem precedentes e de grande orgulho para nós, pois nunca na história do sistema público de emprego atingiu-se um índice tão alto em tão curto espaço de tempo... e olha que esperávamos cerca de oito mil!
Isso tudo é resultado de uma fenomenal e inédita campanha: o Mutirão do Emprego, que foi plenamente correspondido pelo empresariado paranaense durante este período, especialmente nesta semana, quando o lançamos.
Se por um lado as 11 mil novas vagas não sepultam o desemprego no Paraná, por outro nos enchem de mais esperanças e nos dão ainda mais forças para continuarmos lutando. Enfim, estamos vencendo uma batalha!
Daqui para frente todo o efetivo da Secretaria, de suas regionais e das agências do Sempre estará, ‘‘sempre’’, de braços dados nessa luta. Diferente disso, iríamos contra a concepção da própria Secretaria.
Criada pelo governador Jaime Lerner há quatro anos, a Sert tem como o desafio primordial implantar um eficiente sistema de colocação de mão-de-obra e de geração de renda, cuja estrutura, da forma como está arquitetada, até então não existia no Paraná e muito menos era operacionalizada.
E não é pouca coisa. Através da Sert colocou-se, em prática, programas como a geração de emprego e renda, qualificação profissional, intermediação de mão-de-obra e seguro-desemprego. Para o próprio Ministério do Trabalho, os nossos resultados nos colocam na ‘‘vanguarda nacional’’ - como se empunhássemos as bandeiras do ‘‘pelotão de choque’’ contra o desemprego.
Não é para menos. A grosso modo, podemos dizer que a Secretaria do Trabalho do Paraná atua em duas grandes e difíceis frentes: captar novos postos de trabalho e divulgar nossas agências do sistema público de emprego como espaço de oferta de serviços gratuitos de interesse dos trabalhadores e empregadores.
A Sert, entretanto, vai mais além: no começo do ano elaboramos e estamos executando projetos para a capacitação e colocação, no mercado, de pessoas portadoras de deficiências, que normalmente - e infelizmente - são deixadas de lado.
Também estamos agindo para fomentar o ‘‘primeiro emprego’’, abrangendo aqueles que querem entrar no mercado pela primeira vez. Por outro lado, temos em gestação o projeto ‘‘Banco de Talentos’’, tratando do aproveitamento, pelas empresas, daqueles que têm mais de 40 anos e muita experiência para passar.
Esperamos estar correspondendo aos anseios de todos, particularmente da classe trabalhadora. Tudo isso são ações e, acima de tudo, um compromisso político que assumimos, e acreditamos estar no caminho certo.
É por isso e por tantos bons resultados que só temos a comemorar esse 1º de maio.
- ALEX CANZIANI SILVEIRA é deputado federal licenciado, é secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho

mockup