Luiz Geraldo Mazza
Arguia-se ontem em todo o Paraná se os senadores Roberto Requião e Osmar Dias, depois de exercitarem ao desespero o seu bloqueio, se elegeriam para síndico de condomínio. É um juízo precipitado e que tenta elidir a hipótese de uma opinião pública no mínimo crítica. Ocorre que os equilibrados da cabeça percebem que se havia exagero da parte dos senadores, afinal levados de roldão pelo rolo compressor na hora da votação, também permaneceram dúvidas sobre a real capacidade de endividamento paranaense. É claro que em princípio maiores são as restrições à dupla senatorial, pela circunstância elementar de tratar-se de empréstimos a que o Estado se habilitou por sua aptidão técnica e também à sua inegável capacidade de retorno.
Dizer-se, porém, como alguns sugerem, que os senadores estariam liquidados eleitoralmente é valorizar demais a memória, sempre volátil, da população e subestimar o imediatismo de raciocínio da comunidade. O fato é que embora seja justa a comemoração, ficou nítida a inação política do situacionismo.
O governo deveria romper com a inércia a que se condenou, assumindo iniciativas na área política, mostrando vitalidade, depois da batalha desgastante em que esteve envolvido. Ganhou sem jogar bem, dando bandeira demais para os adversários e precisa redimir-se com urgência e a ofensiva será a maior prova de que está apto a aproveitar em seu favor o que privilegiava seus adversários.
HERMAS O próprio Aníbal Khury, que sempre defendeu a candidatura de Hermas Brandão a vice, por sua ampla articulação com outros deputados e prefeitos em função dos programas da Secretaria da Agricultura, admite hoje que a hipótese do seu afastamento seria uma forma de desanuviar o processo. Outros entendem que o ideal seria precipitar a reforma geral e fazer com que o tempo curasse as feridas.
O caráter corporativo que está sendo emprestado à investigação, precedida de um abaixo-assinado com a maioria dos deputados desagravando o secretário, tende a colocar mal o Legislativo, mais uma vez. É como se a maioria da Câmara Federal, logo depois das primeiras denúncias sobre os anões do Orçamento, lhes manifestasse antecipada solidariedade, o que desde logo a tornaria suspeita para qualquer julgamento.
Hipótese melhor ainda seria a reforma integral do secretariado, antecipando a desincompatibilização. Mas aí tudo dependeria da destreza de Lerner e do seu ritmo, que são lerdos demais e que não têm aquilo que caracterizava o futebol de Ademir da Guia, cuja elegância dava a idéia falsa de lentidão e que se desmistificava no fato de que salvava um gol do adversário embaixo da trave, e na sequência apareceria para arrematar na área inimiga. Não dá para, depois desse vexame que foi a demora em acertar a questão dos empréstimos, imaginar o nosso governador dominando o meio do campo com a habilidade majestosa de Ademir.
BIZARRICE Rafael Greca não repicou o insulto indireto de Osmar Dias (aquele em que o senador sugeria que ele estava no Congresso preocupado com o projeto da deputada Marta Suplicy), mas fechou, ontem, uma entrevista na Rádio CBN com a declaração de que os canalhas queriam passar-se por vestais no Senado.
SPRAY O astral de Aníbal Khury não é dos melhores: ontem sofreu indiretamente uma derrota no Tribunal de Contas com a recondução de Artagão Mattos Leão e há ainda o caso do Hermas Brandão, cuja sorte pode ser decidida hoje na Câmara Municipal de Faxinal. - No TC, o conselheiro Rafael Iatauro, que ao lado de Aníbal, criou o fato consumado pelo PTN, da candidatura de Paulo Pimentel em 1965, foi derrotado e queria menos atrito com o Legislativo. - Governo estadual e municipal se equivalem na hora de vender idéias novas como as organizações sociais (Prefeitura) e serviços sociais autônomos (Estado): por não abrirem o debate em torno das inovações acabam criando suspeitas que facilitam a rápida ideologização do processo. O que é pior é ouvir o asneirol fóssil dos cultores da estatolatria de um lado, e de outro o fundamentalismo, mal explicado, em defesa da modernidade. - Expressão de QI está na resistência do vereador Gustavo Fruet, que a fundamenta em primado jurídico, se há ou não competência no campo municipal para legislar sobre assunto que até em Medida Provisória provocou confusão. - Pena que ninguém tenha aproveitado o que Lubomir Ficinski fez quando decidiu implantar a ParanaCidade: trouxe autoridades no assunto no País, e com mestrado no exterior para fundamentá-la em reunião com jornalistas e administradores públicos. - Sai hoje no Diário da Justiça a lista de 76 aprovados no concurso para oficial de Justiça dos Juizados Especiais. Dia 18 sai a lista de aprovados para auxiliar de cartório. - Criadas comarcas de Pinhais, Fazenda Rio Grande, Iretama, Manoel Ribas e Matinhos. - Ação policial teria atingido já 27 desmanches: Secretaria quer provar que haverá queda significativa na estatística dos roubos de veículos. Amém. Assim seja.
FOLCLORE Rosemary Kredens, agora no PST, vem aí com toda a força para voltar a furar bexigas que simbolizam a sexualidade masculina. É desde setembro membro (êpa) do Conselho Municipal da Condição Feminina.
CROMO Uma criança é uma criança: um sem-terrinha, antes de tudo, quer, ao menos, um espaço para jogar bolinha de gude ou soltar pião. Se passa a falar como adulto e defender teses, vira um chato insuportável como também o menino que pede nota fiscal a pretexto de brincar de cidadania.
AFORÍSTICO E afinal o governador toma ou não toma posse?





