Qual PMDB é ‘‘quente’’?



O PMDB, que se auto-intitula ‘‘autêntico’’, a minoria, festejava a decisão de uma convenção tida como ‘‘fria’’ em São Paulo, e que se batia pela candidatura própria. Alguns dos seus integrantes vieram à festa de Requião no Restaurante Madalosso, como Paes de Andrade, aquele de Mombaça, e o Pedro Simon, e seguiram nos festejos, agora entre polenta e raditche, do seu feito de minar a aliança com FHC. Só que sexta-feira, também em São Paulo, e com ‘‘quórum’’ legal, a direção partidária abortou tudo, declarando-se pela manutenção de aliança e agora não admitindo as prévias.
Vou abrir um parêntese sobre prévias no PMDB: uma delas em convenção nacional em Brasília para candidatos presidenciais, Alvaro Dias se habilitou e ficou em quarto e último lugar. O vencedor foi Ulysses Guimarães, o segundo Valdir Pires, que acabou vice na chapa do ‘‘velho de guerra’’, em terceiro o goiano Íris Rezende. Noutra Requião foi para a queda-de-braço com Orestes Quércia, contra quem armou, desde o início do governo, uma campanha de hostilidade. Perdeu feio. Detalhe: nem Alvaro e muito menos Requião acompanharam o ganhador.
Com os exemplos, inclusive o que trata dos paranaenses, temos uma prova de como é relevante a decisão do TSE que estabelece a verticalização das coligações, o que não deixa de ser uma imposição do princípio de que os partidos são nacionais e identificáveis nos respectivos programas. Há quem acredite que essa parada do PMDB será decidida no tapetão. A minoria há de acusar, usando chavões anteriores, a maioria de ‘‘fisiologista’’. É de matar de rir a pobreza de inspiração dos políticos e a sua incapacidade de ao menos reciclar bordões e ‘‘teasers’’ a serviço do mais primário dos maniqueísmos.
BIZARRICE Tudo o que ocorre na política é provisório: desde o rompimento do PFL às escaramuças do PMDB. O horizonte só fica bem claro depois do prazo da desincompatibilização. A euforia de hoje pode ser a depressão de amanhã.
AXIOMA Estão anunciadas invasões de terra: mais Ibope para FHC, menos ao PT. Essa é uma dialética inevitável como também a de haver resistências no PT à aproximação com o PL da Igreja Universal. É a conspiração dos fatos.
GLOSA O governo tenta aplicar nas negociações salariais a prestidigitação. Os servidores da agricultura foram examinar uma das propostas e verificaram que iriam ter diminuição de salário. É mais fácil tirar um Beto Richa de uma cartola do que um coelho porque aí se dispensa o raciocínio.
FOLCLORE Mesmo com vereadores tentando revogar a lei da oferta e da procura, a Câmara Municipal de Curitiba do passado era mais inteligente e divertida e bem menos submissa ao Poder Executivo como agora.
CROMO A garça imóvel, estátua viva, posa para a eternidade fugaz na lagoa agitada pelo vento, em contraste com o verde da mata e o chumbo do horizonte.
AFORÍSTICO Quando falarem menos em ética e mais a praticarem, os políticos se tornarão mais toleráveis.

mockup