Lula caiu, dolar subiu. Lula subiu, dolar caiu. A queda de quatro pontos do candidato do PT abriu a fase de recuperação no mercado, ratificada pelo FMI e autoridades ianques de que o Brasil merece confiança. Na ''Folha de S.Paulo'' há o registro de que na série de entrevistas da Globo Serra teria caído e Lula subido. Mas na internet a entrevista de Lula pintou como um desastre porque 47,1%, segundo a globo.com, entenderam que a visão que tinham do candidato piorou, enquanto 31,1% acharam que melhorou. Esse resultado decorre de uma pesquisa com 28 mil internautas.
Dos quatro entrevistados o melhor foi José Serra e quanto a Ciro Gomes houve a incrível resposta de que acharam que ele é muito inteligente, mas que não o entenderam. Lula lembrava a postura que adotou no segundo debate com Collor e no qual levou um banho, ficando aturdido com aquela estória de que tinha um aparelho de som mais caro do que o do seu adversário. Lembre-se que no primeiro debate Lula massacrou Collor e no segundo, além de perder, teve contra sí a edição desonesta do entrevero verbal pela Rede Globo.
Aqui há um debate marcado na Band, desde que nenhum dos candidatos nanicos resolva impugnar o evento sob o fundamento de que todos devem participar em igualdade de condições. Obviamente os quatro candidatos de oposição têm melhor articulação verbal do que o situacionista, mas até essa circunstância, a de a maioria ter um discurso comum contra o governo, pode ajudar Beto Richa a valer-se dos desgastes que sofrerão, uns atirando contra outros.
Convenhamos, porém, que a eleição estadual está um horror com a mesmice dos postulantes e a ausência de novidade, que poderia haver em Rubens Bueno e Beto Richa. Se face louçã fosse vantagem, Bueno e Richa levariam a melhor.
BIZARRICE Agora os corruptos do Brasil podem argumentar, com o envolvimento do presidente e vice dos Esteites em denúncias de favorecimentos, que aqui até somos mais discretos.
AXIOMA O prefeito de Bebedouro, SP, está impedindo que os trenzinhos da família Matarazzo sejam deslocados ao Paraná para ligar Antonina a Morretes. Se cuidássemos assim dos nossos valores não estaria hoje na Universidade de Camberra, Austrália, a maior documentação em livros, revistas, almanaques sobre o Paraná, que pertencia a Adir Guimarães e o governo Paulo Pimentel não quis adquirir.
GLOSA Um deputado petista quer uma lei para retirar programas de baixarias na tv. Quem gosta disso é a massa e a tirania do Ibope dita a programação. Mais fácil seria uma ação a la Afeganistão, tirando a tv do ar de uma vez.
EPIGRAMA Depois da série de entrevistas na Globo o povo gostaria de votar em William Bonner e Fátima Bernardes para presidente e vice. Afinal sabiam muito mais do que os candidatos e, por vezes, imitavam o Ogiê Buck falando bem mais do que os seus entrevistados.
FOLCLORE Nem sempre é possível concordância com os candidatos presidenciais. Principalmente no que se refere à gramática.
CROMO E os olhos d'água de Curitiba, que adornavam nossas várzeas, em que desvão da geografia se ocultaram juntamente com as frutas de passarinhos?
AFORÍSTICO Esse Beto Richa parece carregar uma preguiça ancestral. Ora vai jogar tênis, ora passear com a família no shopping. Vão trazer o Nizan Guanaes para dar um embalo, mas de nada vai adiantar se a disposição do candidato continuar na catatonia, enquanto Alvaro, Requião e o padre Roque parecem estar com a Dança de São Vito.

mockup