Ainda não chegou a hora do conflito para valer na eleição ao governo: apenas alguns sinais são emitidos, mas dentro em pouco os janotas, com terno a rigor, deixam cair o soco inglês e a navalha dos bolsos. Já no pleito majoritário do Senado a barra esquentou com as acusações de que Paulo Pimentel tem várias aposentadorias que chegam a um total de R$ 12 mil por mês. Por muito menos e também numa situação legal, como deve ser a do ex-governador, Richa ''dançou'' numa eleição que parecia fácil.
O mais curioso é que essa acusação parece meio difusa sem caracterização, o que pode facilitar o direito de defesa de Pimentel e até a retirada desse tipo de denúncia. Obviamente que ela só aproveita uma pessoa, o candidato Tony Garcia. Se Pimentel tiver aposentadorias de governador e deputado federal deve acumular mais ou menos a importância revelada. É legal, todos sabem, mas na cabeça de um povo carente isso é nitroglicerina pura.
Devemos lembrar que Paulo Pimentel foi quem requereu as certidões da precoce aposentadoria de Saul Raiz e de José Richa. No primeiro caso foi ele próprio que a provocou ao convocar Saul para assumir secretaria em seu governo, o que só poderia ser feito com a aposentadoria do Tribunal de Contas. A poção mágica que atingiu aqueles adversários circunstanciais pode agora alcançá-lo.
Luta pesada vai ser entre Ciro Gomes e José Serra que está apenas em fase de aquecimento e já produz um circo de horrores que acaba beneficiando Lula, por estar isolado, a não ser que os digladiantes cuidem do detalhe.
BIZARRICE Lerner venceu o movimento Salyban no interior do seu governo ao demitir a secretária de Educação que segurou, como um dique, o tempo todo as tropelias com a APP-Sindicato. Já vai sentir a diferença na primeira crise.
AXIOMA Por falar em APP ela deu uma lição de democracia nos delegados de polícia ao ouvir em assembléia todos os postulantes, inclusive aquele acusado das bombas de 88, Alvaro Dias. A Adepol decidiu excluir Requião porque teria generalizado acusações contra a polícia quando, na verdade, se referiu à necessidade de combater a ''banda podre''. A Adepol engajou-se com Alvaro, mas esse apoio é da entidade e não dos profissionais. Elogie-se o governo que não usa a polícia no processo eleitoral, tanto que delegados com cargo em comissão integram a frente alvarista e não sofrem qualquer restrição.
GLOSA O militante peemedebista Doático Santos queimou exemplares do semanário ''Impacto'' sábado na ''Boca Maldita'' inconformado com reprodução de matérias sobre o acidente de trânsito com um sobrinho do senador Requião. O PMDB ganhou um direito de resposta contra o ''Impacto'', mas como extrapolou nos termos o juiz não a acatou, a não ser que a contestação perca o caráter ofensivo.
EPIGRAMA Caixa 2 e com lavagem de dinheiro foi aquela na campanha de 1985 em que as doações eram lançadas numa banheira, o cofre forte mais estranho, mas que contrastava certamente com a idéia de sujeira. O jogo não era limpo.
FOLCLORE A rejeição dos políticos pelo povo é de tal ordem que corremos o sério risco de num segundo turno, no pleito estadual, termos mais votos nulos e brancos do que válidos. Só falta a nobre classe julgar mal o eleitorado por essa resistência. O povo não é o culpado.
CROMO Achar que borboleta é uma florzinha que vôa é bem do meu neto Ângelo.
AFORÍSTICO Fatalidade em campanha eleitoral, como a em andamento, é haver promessas e promissórias demais com nenhuma delas honrada. Eles prometem a terra da Promissão e nos enchem de promessas e promissórias.

mockup