Imagem ilustrativa da imagem Londrina tem todas as condições para abrigar a Escola de Sargentos
| Foto: Roberto Custódio

Quando decidimos entrar na disputa para sediar a Escola de Formação de Sargentos de Carreira do Exército Brasileiro, não foi apenas para fazer número. Sabemos que a cidade tem, além da capacitação e infraestrutura necessárias, muitas qualidades: o talento para a inovação e tecnologia, uma tradição educacional consolidada, um aeroporto em franca expansão e toda uma diversidade de empreendimentos voltada à gastronomia, ao lazer e à diversão.

Somados aos parques e áreas verdes, à capacidade hoteleira, ao comércio amplo e variado, às diferentes modalidades esportivas, à expertise da construção civil e ao povo acolhedor, os diferenciais saltam naturalmente aos olhos de qualquer um.

Somos referência em comércio, serviços, saúde, educação, cultura, eventos, agronegócio, tecnologia, inovação, empreendedorismo, ciência e esporte. Temos uma história capaz de acolher os mais diferentes povos e culturas. E ainda contamos com uma localização estratégica, intermediária entre Curitiba e São Paulo, perto de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraguai e Argentina.

Mas não adianta ter atrativos e condições se não conseguimos apresentá-los com a devida atenção. Por isso, montamos uma comissão reunindo entidades representativas, como a Acil, o poder público e políticos da região para levarmos, pessoalmente, nossa proposta para o Alto Comando do Exército, em Brasília, onde fomos recebidos, no Ministério da Defesa, pelo general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, comandante do Exército Brasileiro. O clima da reunião foi excelente. Conseguimos avançar em nosso objetivo, apresentando toda a nossa capacidade para sediar a Escola de Sargentos.

Vejam bem, não eram apenas alguns representantes, mas toda a cidade que estava lá, de portas abertas, disposta a conversar e mostrar por que estamos nessa luta. Contamos com o prefeito, deputados federais, estaduais, senadores e diferentes entidades. Todos unidos em torno de algo importante para a cidade.

As diferenças, se existiam, foram abandonadas pela certeza de que precisamos e merecemos receber esse empreendimento. E muitos outros, também. Londrina se mostrou unida e capaz. Temos força científica e tecnológica. Temos uma infraestrutura fora do comum. Estamos prontos para receber investimentos que melhorem a qualidade de vida da população. Por isso, a resposta do comando do Exército foi positiva, inclusive com o compromisso de considerar seriamente nossa proposta.

O mais importante é que essa união não está restrita à Escola de Sargentos. As lideranças do setor produtivo, do poder público e políticas da cidade estão em constante diálogo, demonstrando uma disposição ímpar de lutar por mais investimentos, mais benefícios, mais representatividade, mais melhorias, mais felicidade. Para nós, associativistas, é estimulante ver como a importância da coletividade está à frente de nossas ações.

Que venham muitas conquistas. Estamos prontos.

Marcia Manfrin é presidente da Associação Comercial de Londrina