Uma cidade respirando novamente a arte, poesia e beleza. É assim nós, produtores, artistas e apoiadores culturais imaginamos Londrina depois que a pandemia passar. A Palipalan Arte e Cultura tem consciência de seu papel e, em nenhum momento, desistiu de pensar o fazer cultural para uma cidade que parece adoecer sem as manifestações artísticas que costuram o cotidiano do londrinense. Assim nasceu, ou melhor, renasceu a proposta do CICLO – Circuito de Artes e Conceitos de Londrina, um projeto que convida a população a enxergar com outros olhos as mudanças que se apresentam acerca do que é o ser humano diante dos desafios impostos pela crise causada pelo coronavírus. A matéria publicada na Folha de Londrina, nosso primeiro parceiro nessa aventura, dá um panorama do projeto que se contamina e dissemina cultura, propondo uma forma positiva de contágio pela arte, abrindo janelas e possibilidades pra quando a tempestade passar (e vai passar!).

Nós da Palipalan Arte e Cultura, idealizadoras do CICLO, nos sentimos encorajadas a enfrentar os desafios impostos pela paralisia da pandemia e “positivadas” pela coragem e força para seguir em frente. Nos reinventamos e propomos um festival diferente de tudo o que já vimos, que já começou a acontecer no ambiente virtual enquanto seguimos os rigorosos protocolos de saúde, preservando parceiros que moram na mesma cidade e os que estão no exterior, desenhando a muitas mãos uma celebração para dezembro, quando (temos fé) os abraços serão possíveis. O CICLO é isso: um sonho conjunto, em permanente construção e do qual, todos estão convidados a participar.

Agradecemos o apoio da Folha de Londrina, com quem nos identificamos nos ideais da difusão do conhecimento, pluralidade de opinião, respeito às diferenças e exaltação da beleza. Em um momento de reinvenção dos modos de produzir e fruir arte e cultura, encontrar um espaço que vai de encontro com o proposta do evento é reconfortante! Nos dá ainda mais energia para seguir na busca de outros parceiros para a viabilização desse sonho. Fica o nosso agradecimento que se estende a toda equipe da Folha de Londrina sempre aberta a possibilidade da divulgação e fortalecimento de nossa ampla, rica e diversificada cultura.

Maria Fernanda Coelho e Patricia Braga Alves (produtoras culturais do CICLO) Londrina