Londrina e o potencial de transformação do imposto de renda
Esse recurso tem a capacidade de financiar projetos de grande impacto social e econômico na cidade
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 02 de dezembro de 2024
Esse recurso tem a capacidade de financiar projetos de grande impacto social e econômico na cidade
Ary Sudan
Os londrinenses têm em mãos uma poderosa ferramenta de transformação social que, infelizmente, é pouco utilizada: a destinação de uma parte do imposto de renda para instituições que podem ser beneficiadas legalmente por esse recurso. Hoje, nossa cidade direciona menos de dois milhões de reais anualmente para esse fim, enquanto nosso potencial supera os 60 milhões. Em vez de fortalecer nossas instituições locais, esse montante é, em grande parte, canalizado ao Tesouro Nacional, onde é alocado em programas sobre os quais não temos controle nem influência. É hora de repensar essa prática.
Esse recurso tem a capacidade de financiar projetos de grande impacto social e econômico na cidade. Destinar parte do imposto devido a iniciativas de Londrina não é só uma questão de solidariedade, mas também de visão de desenvolvimento. Esses recursos poderiam fortalecer dezenas de instituições que já realizam um trabalho essencial em áreas como saúde, educação, cultura e assistência social, e que hoje lutam para manter suas portas abertas. Se cada londrinense contribuinte aderisse a essa prática, além do benefício direto às instituições, esses valores circulariam na economia da cidade, gerando um efeito positivo em cadeia para toda a população.
Também é essencial a participação dos escritórios de contabilidade. Como facilitadores do processo tributário, os contadores possuem um papel fundamental ao informar e conscientizar seus clientes sobre essa opção de destinação de Imposto de Renda. Com o esforço conjunto, seria possível aumentar consideravelmente o volume de recursos que permanecem em nossa cidade, fortalecendo o terceiro setor e contribuindo para o desenvolvimento de Londrina.
Empresários, funcionários públicos, profissionais liberais e todos os londrinenses, precisamos refletir sobre a contribuição que temos deixado de fazer ao longo dos anos. Se multiplicássemos por dez o valor atualmente destinado, ainda estaríamos longe do nosso potencial total.
Estamos nos aproximando do final do ano, e este é o momento ideal para destinar parte do nosso imposto para as instituições que fazem a diferença! Fazendo essa destinação ainda em 2024, é possível alocar até 6% do imposto devido para projetos que impactam diretamente nossa comunidade. Se deixarmos para fazer na declaração em abril, esse percentual será reduzido pela metade. A causa é nobre e merece esse pequeno esforço agora, para que possamos contribuir de maneira mais significativa. Vamos fazer essa destinação e fortalecer quem realmente precisa!
Pessoa jurídica no lucro real também pode destinar e terá o valor descontado imediatamente do imposto a recolher.
Precisamos valorizar e investir no que é nosso, mostrando que Londrina é forte e comprometida com o bem-estar da sua população. Se todos fizerem a sua parte, poderemos transformar nossa cidade e criar um exemplo inspirador para outras cidades do Brasil.
Ary Sudan, empresário