Lerner presidente
O governador Jaime Lerner deu início à corrida presidencial para as eleições de 2002. Terá que enfrentar outros poderosos pretendentes dentro do seu próprio partido. Se não conseguir candidatura à presidência, pode ser o nome do PFL para o cargo de vice-presidente numa composição partidária. Seja qual for o resultado final dessa eliminatória, uma candidatura nacional vai projetar o Paraná em todo o País.
O périplo de Lerner teve início pelo Recife, onde falou a prefeitos sobre seus projetos como arquiteto e administrador público. O próximo passo será assumir a presidência do Codesul, em solenidade a ser realizada em Gramado (RS), quando novamente falará a prefeitos, fortalecendo mais uma vez sua imagem de presidenciável.
O Paraná nunca chegou à presidência da República. O mais alto escalão federal conquistado por nossos representantes, em várias épocas e nos mais diversos setores, foi de ministro de Estado. Seria uma honra para o Estado e orgulho para todos nós termos um governador presidente.
O Paraná merece esta distinção. Afinal, somos um dos Estados mais ricos da Federação e contribuímos de forma significativa para a formação do PIB nacional. Respondemos por 1/4 da produção agrícola do País, somos um grande gerador de energia elétrica e temos o segundo maior pólo automotivo brasileiro.
Boa parte dessa projeção econômica nacional foi alcançada nos últimos anos, quando o Paraná mudou seu perfil econômico, atraindo grandes indústrias, gerando empregos e impostos. Sem dúvida, isso habilita o governador Jaime Lerner à corrida presidencial.
Mas os planos nacionais do nosso governador podem ser frustrados pelos atuais indicadores sociais do Paraná, que colocam sua administração em xeque. Recente pesquisa revelou que 1/3 da população paranaense desaprova seu atual governo. Para quem já obteve 80% de aprovação, os atuais índices são preocupantes. Será que essa tendência de queda junto à opinião pública do seu Estado sustenta uma candidatura nacional? Será que ainda há tempo para reverter esse quadro?
Ouso arriscar um palpite. Falta de transparência aos atos administrativos do governo. Quantas dúvidas pairam no ar sem que o governo venha a público esclarecê-las? São denúncias de corrupção, negociações mal conduzidas, favorecimento e improbidade administrativa, entre outras.
O caso do Banestado é uma delas. Não falo da venda propriamente dita, mas de como o banco chegou a quebrar. E onde estão os responsáveis por isso? A sociedade também gostaria de saber por que o governo sempre articula sua base na Assembléia Legislativa para evitar a instalação de CPIs para investigar denúncias envolvendo os Jogos Mundiais da Natureza, o pedágio e a transação Copel-Sercomtel?
Outra dúvida sem resposta: qual a explicação para o vertiginoso aumento da dívida do Estado, que passou de R$ 2 bilhões para R$ 15 bilhões? Promover CPIs para investigar as obras do Fórum de Curitiba, o vazamento de óleo da Petrobras, a distribuição de medicamentos ou o setor de supermercados é menosprezar a inteligência da população paranaense, numa tentativa frustrada de desviar o principal foco de atenção.
Com certeza, essa falta de transparência contribui de forma significativa na avaliação negativa do governo Lerner. É preciso corrigir isso com urgência! O Paraná enfrentará agora o processo de privatização da Copel. Talvez seja esta a oportunidade ideal para que o governador possa abrir espaço para a participação da sociedade civil organizada.
Sob o permanente manto da suspeição, dificilmente o governador Jaime Lerner conseguirá levar a diante sua candidatura presidencial. Essas questões domésticas podem comprometer toda a estratégia nacional de Lerner, que está sendo conduzida por experts contratados exclusivamente para esta tarefa. Experts que olham para fora, mas parecem incapazes de enxergar a realidade interna do Estado.
Torcemos pelo êxito do seu projeto nacional. Mas, antes de tudo, o governador precisa mudar seu jeito de governar.
- CLÁUDIO SLAVIERO é empresário, vice-presidente e coordenador do Conselho Político da Associação Comercial do Paraná





