Todos são iguais perante a lei. É isso? Não! Assegura a Constituição Federal que todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza. Esta regra está insculpida no capítulo dos direitos e garantias individuais. Paradoxalmente, na prática não é o que ocorre. A rigor, um exemplo bastará , informação midiática atualmente anuncia por todos os cantos a situação da deputada federal Flordelis, acusada de arquitetar a morte do marido, o então pastor Anderson do Carmo, com o qual convivia. Segundo a mídia , a referida parlamentar não pode ser presa em razão da imunidade em face do cargo que exerce. Ora! Logo se vê que não há igualdade de todos perante a lei . Como comparar a situação privilegiada da indigitada parlamentar, que, sob a prerrogativa funcional do cargo que ocupa atualmente está sob o guarda-chuva do exorbitante condão da imunidade ? O país luta para restabelecer a ordem e fechar a porta escancarada do protecionismo de poucos em detrimento de toda sociedade. Neste particular , necessita urgente de respostas firmes aos incontáveis desmandos existentes como esse por exemplo . A população não compactua com tal revés , espera uma reação imediata e proporcional das autoridades constituídas (Congresso) para por cobro aos abusos desta natureza, que só contribui para solapar os sonhos e esperanças do povo brasileiro.

Antonio Francisco da Silva (advogado) Ibiporã

Momento de reflexão

Excelente a reportagem do professor Jelson no Espaço Aberto da FOLHA desta terça ("A pandemia e a urgente primazia do bem comum", Jelson Oliveira, 01/09/20). O momento é de muita reflexão sobre o comportamento de toda sociedade, não somente em momentos como esse, mas um início para uma mudança de mentalidade, para construção de uma nação melhor, onde o bem de todos seja prioridade, esquecendo um pouco Adam Smith, onde o interesse particular leva ao bem comum. O que já sabemos não é bem assim. Países como Japão ofereceram grandes exemplos para o mundo em momentos difíceis. Chamo a atenção para os preços dos alimentos e medicamentos. A população necessita destes itens mais do que nunca e vemos indústrias, comércios reajustando como se nada estivesse acontecendo. Mal sabem eles que esse lucro a mais para seus bolsos farão muita falta para as pessoas no futuro e que eles também serão vítimas desta ganância. Estão matando a galinha dos ovos de ouro. Só pensam no curto prazo. Espero que esse momento seja de muita reflexão para todos e com um pouco de sacrifício sairemos desta crise mais fortalecidos.

José Cezar Vidotti (economista) Londrina.

MEMÓRIA

2 de setembro de 2016

Massa anuncia aposentaria na F1

Um dia antes do início dos treinos livres do GP da Itália, marcado para este domingo, em Monza, Felipe Massa anunciou ontem que irá se aposentar da Fórmula 1 ao final desta temporada. O piloto de 35 anos de idade revelou que não renovará o seu contrato com a Williams, que expira ao término deste ano, e assim deixará a categoria máxima do automobilismo. Dono de 11 vitórias pela Ferrari entre as temporadas de 2006 e 2008, sendo que nesta última foi vice-campeão ao perder o título para Lewis Hamilton em campeonato definido apenas na última volta do GP do Brasil, em Interlagos, Massa assim irá encerrar uma trajetória que ele iniciou em 2002, quando estreou na F1 no GP da Austrália, então pela equipe Sauber.

mockup