​Lendo a sabatina da FOLHA com os candidatos à prefeitura de Londrina, com o candidato do PSD, encontrei uma declaração do mesmo em que diz que "prefere contratar e colocar pelo menos um guarda municipal dentro de cada escola".

Esclareço que, no corpo da Lei Municipal 13.608/2023, sancionada em 05/07/2023, pelo atual prefeito, já está determinado, em seu artigo 2º, que "todas as escolas públicas municipais (escolas públicas, EJA e CMEI) deverão conter pelo menos 01 (um) guarda municipal durante o período escolar". Em seu parágrafo 2º consta que o "município deverá contratar um contingente de guardas municipais que atendam o mínimo previsto no caput em acréscimo ao efetivo hoje existente, no quantitativo necessário para atender todas as instituições públicas municipais".

Portanto, o futuro prefeito de Londrina deverá, tão somente, cumprir a Lei 13.608/2023, sancionada há 1 ano e 2 meses e nunca executada por quem a sancionou. Não é uma questão de "preferir" isto ou aquilo. É apenas ater-se ao cumprimento de uma Lei, já existente.

Um dos atuais candidatos já se comprometeu a fazer isto.

Nina Cardoso (psicóloga) Londrina

O motorista ficou encarcerado

Na Folha de Londrina de 18/9/2024, havia uma notícia que informava um acidente no qual faleceu um jovem de 17 anos. Lá estava a seguinte frase: “O motorista que não respeitou a abordagem ficou encarcerado e teve que ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros”.

A palavra “encarcerado” foi usada inadequadamente quanto ao seu sentido, pois, segundo o dicionário Houaiss, significa “o que tem o movimento bloqueado por acidente” apenas para partes do corpo, como em “ficou com o queixo encarcerado após a agressão”. Na frase da notícia, o ideal seria “… ficou preso entre as ferragens …”.

Dilson Catarino (professor) Londrina

Bolsonarismo

​Excelente a interpretação do empresário Valmor Pedroso no Espaço Aberto da Folha de Londrina desta sexta-feira, 20/09/2024 sobre o fim do bolsonarismo. Apenas acrescento que apesar da manutenção da esquerda no poder, o país tem se mantido afastado do desenvolvimento tão almejado. Concentração de renda cada vez maior. Classe média pagando mais impostos e os mais pobres sendo sacrificados. Então, alguma coisa está errada, a favor de quem essa esquerda está trabalhando?

Fica claro, então, que milagres não existem. Além de estarmos vivendo momentos políticos preocupantes, a melhoria do padrão de vida dos brasileiros está bem longe de ser alcançado. Se o bolsonarismo acabou, a esquerda também não mostrou a que veio. Aliás, está atrasando o desenvolvimento do país e pregando uma ilusão que só interessa aos detentores do poder.

José Cezar Vidotti (economista) Londrina