Jornalista também torce
O jogo do Londrina com o Cruzeiro de Belo Horizonte, pela segunda fase da Copa do Brasil, mudou o ritmo na Redação da Folha ontem. Desde o final da tarde, repórteres se apressavam para concluir a coleta de informações e fechar os textos o quanto antes. Para alguns editores, cuja jornada de trabalho costuma avançar pela noite, a preocupação parecia ser a mesma.
Todos ou quase, já que para alguns jornalistas futebol não tem qualquer poder de sedução queriam terminar as tarefas do dia para embarcar em direção ao Estádio do Café. Mesmo com uma campanha regular na Copa do Brasil e sofrível no Campeonato Paranaense, o Tubarão, na avaliação dos jornalistas-torcedores, merecia o crédito. Quem sabe um sóbrio empate ou até uma gloriosa vitória sobre o também alvi-celeste?
A rotina da Redação teve sabor de futebol. O editor Ricardo da Guia Rosa, torcedor convicto do Londrina, avisou no início da tarde que iria estar no Estádio do Café para ver o time atropelar o Cruzeiro. A redatora do caderno Cidade, Lucília Okamura (que aliás reforçou a equipe de cobertura do Torneio Pré-Olímpico, disputado em Londrina há dois anos), tratou de arrumar uma carona e seguir para o estádio. Antes, precisou emprestar um sapato mais confortável para fazer parte da torcida na arquibancada.
Até mesmo o editor de Esportes, Cláudio Osti depois de montar uma equipe de plantão para garantir a cobertura do jogo correu para o estádio. Afinal, jornalista tem que ser imparcial no exercício da profissão, mas, uma vez fora da Redação, também tem direito ao seu dia de torcedor.
Longe de sua terra, Cézar Honório, editor-chefe do Correio, jornal de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, também fazia planos para ir ao campo. Cézar Honório, que veio de Minas para conhecer a Folha, é torcedor ferrenho do Atlético Mineiro, rival histórico do Cruzeiro. Sou Tubarão desde criancinha, acrescentou durante a reunião de editores, no final da tarde. Caiu nas graças dos colegas londrinenses.
Quem ficou na Redação teve que se contentar com a narração da partida feita pelos colegas das rádios.





