Israel constrói muro de separação com a Cisjordânia
PUBLICAÇÃO
domingo, 16 de junho de 2002
Agência Efe 
Jerusalém - O muro de proteção que Israel começou a construir ontem para se separar da Cisjordânia isolará nesse território 11 povos, disseram à Efe fontes palestinas.
A forma como foi planejada, com a extensão de 130 quilômetros, em algumas partes entra em território da Cisjordânia e invade 11 aldeias palestinas com 26 mil habitantes, que ficarão em território de israelenses, disseram.
Israel começou ontem a construção do muro de proteção de 130 quilômetros, com sensores eletrônicos, que o separará dos territórios palestinos da Cisjordânia para evitar a filtragem de terroristas em comunidades israelenses, como já fez em Gaza.
O Ministro da Defesa de Israel, Benjamin ben Eliezer, que esteve ontem em Meguido, no norte de Jenin, na inauguração oficial da construção, disse que esta divisão não é política, mas de segurança e está sendo realizada para impedir que os atacantes palestinos entrem em Israel para realizar atentados.
Ben Eliezer fez referência à má situação econômica e social dos territórios palestinos e disse que isso contribui para o ódio e para a violência dos palestinos, por isso, deve se ocupar da questão por meios políticos e não militares.
O ministro israelense disse estas palavras no momento em que começava a construção do muro que cercará a Cisjordânia, onde milhares de trabalhadores palestinos, que dependem de seu trabalho em Israel, ficarão sem fontes de renda na já prejudicada economia palestina. O projeto custará 80 milhões de dólares e seis meses de trabalhos.


