Foi-se o tempo que procurar emprego era sinônimo de longas caminhadas pela cidade para entregar currículos. Na era da Internet, esta é a ferramenta perfeita para conhecer o próximo chefe. Segundo Camila Mariano, consultora de Recursos Humanos do Catho, site de anúncio de vagas e currículos, a Internet otimiza o processo seletivo porque proporciona rapidez na escolha dos candidatos. ''Currículo de papel só na hora da entrevista e caso o selecionador peça'', recomenda.
O candidato pode enviar o currículo on-line de três modos: no corpo do e-mail (acompanhado de uma carta de apresentação) da pessoa responsável pelas contratações de uma empresa específica, cadastrar-se em sites de busca de emprego ou nas seções ''Trabalhe Conosco''.
A administradora de empresas Júlia Li Valle apostou na internet por acreditar que sites dão maior visibilidade ao currículo, além de ser mais fácil e muitos amigos já terem. ''Recebi muitas propostas e escolhi atender aquelas que condiziam com o meu desejo profissional'', comenta. Em dois meses, ela já estava em um novo posto como analista de logística e exportação.
O site da Catho conta com 150 mil currículos no banco de dados e, no último mês, 6,6 mil pessoas foram contratadas por meio das vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras do site. Cerca de oito mil vagas são abertas diariamente e três mil currículos são registrados no mesmo período. ''O empregador tem acesso ao currículo e faz a própria triagem. O candidato não precisa temer pelos seus dados como CPF porque nós não o fornecemos e o currículo é visto apenas pelas empresas parceiras que estão com vagas em aberto'', diz Mariano.
A corretora de imóveis Apolar, com sede em Curitiba, já conta com 150 currículos cadastrados na seção ''Trabalhe Conosco'' no site da empresa. ''É um banco de dados que nos permite fazer uma triagem completa pelo perfil do candidato, segundo a necessidade da vaga'', revela a encarregada de Recursos Humanos, Cláudia Lima.
O serviço foi inagurado em maio, motivado pelos 12 mil acessos diários e pela boa quantidade de e-mails com currículos que chegava ao setor de Recursos Humanos. Em breve, a Apolar abrirá nova filiais e já procura funcionários que serão contratados também por meio da seção. Até o fim do ano, outras 15 filiais devem entrar em atividade. ''É uma ferramenta que dá certo e que vamos usar muito'', diz Lima.

mockup