A região de Londrina vive uma semana importante dentro do debate sobre infraestrutura. Ela começa com o prefeito Marcelo Belinati recebendo, no domingo (20), via deputada federal Gleisi Hoffmann, mensagem do ministro dos Transportes, Renan Filho, de que a obra do Contorno Leste está finalmente assegurada pelo governo federal na nova concessão de rodovias do Paraná.

O Contorno Leste de Londrina é reivindicação muito antiga do município. A conexão viária abre um novo acesso entre a PR-445 e a BR-369, passando nas proximidades de áreas como a Estrada do Limoeiro. Entre os objetivos, o projeto busca facilitar a ligação entre o Norte do Paraná e o Estado de São Paulo, além de aliviar o tráfego na área urbana de Londrina e reduzir acidentes.

Na década de 1990, quando o então governador Jaime Lerner desenhou a proposta do que seria o Anel de Integração (plano de desenvolvimento regional a partir de concessões de rodovias à iniciativa privada), o Contorno Leste de Londrina estava lá incluído. Mas não saiu do papel, embora a tarifa cobrada nas praças de pedágio tenha sido paga religiosamente pelos motoristas de 1998 (quando começou a cobrança) até 2021 ( quando chegaram ao fim os contratos de concessão das rodovias).

Imagine que quando os contratos terminaram, o norte-paranaense pagava o pedágio mais caro do Brasil, R$ 26,40, na praça de Jataizinho.

Conforme o prefeito, até o momento se sabe que a obra seria dividida nos lotes 3 e 4 da concessão, cujas empresas responsáveis por sua exploração serão definidas via edital de licitação ainda a ser lançado.

A pauta do Contorno Leste foi levantada incansavelmente pelo prefeito de Londrina, políticos e lideranças empresariais. Em junho e julho, Belinati levou pessoalmente a reivindicação do projeto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Renan Filho.

E foi com a notícia da inclusão do Contorno Leste, revelada com exclusividade pela FOLHA, que Londrina recebeu nesta terça-feira (22) representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para uma explanação sobre o novo modelo de pedágio na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Londrina. O procurador geral da agência, Milton Gomes, confirmou que o projeto da obra de conexão viária será incluída nos lotes 3 e 4, que ainda serão encaminhados para o TCU (Tribunal de Contas da União).

Na quinta-feira (24), outro importante momento para a melhora da mobilidade da região. O lançamento que marcará o início das obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Londrina.

São passos importantes para a melhora da infraestrutura para transportes no Norte do Paraná e todas as implicações positivas que virão com ela, como o desenvolvimento econômico e social e segurança viária.

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