O casamento de Fernanda Garcia Cid com Wagner Torres concentra hoje em Londrina a nata social e empresarial do Estado, e também o núcleo do poder político do Paraná. O governador Jaime Lerner conciliou a viagem de compromisso social com a confirmação à comunidade de Londrina, junto com o presidente da Inepar, Atilano de Oms Sobrinho, da instalação da Globaltelecom no município. O ato está marcado para as 10 horas, no Hotel Sumatra. O consórcio liderado pelo grupo Inepar ganhou a concessão para a exploração da telefonia celular Banda B no Paraná e Santa Catarina e vai investir cerca de R$ 600 milhões na instalação da sede em Londrina, gerando 815 empregos diretos, a maioria de elevado nível técnico.
Queda livre
Na exibição do primeiro Mégane montado aqui, Lerner ficou eufórico e jogou o capacete para o alto, em sinal de comemoração. No retorno em queda, o capacete estatelou no chão. O governador não fez muito esforço para interromper com as mãos a queda livre do acessório de segurança, que não tem a mesma leveza da borla de formatura.
Padrinho, não
É Hermes Frangão Parcianello (PMDB) quem se encarrega de avisar que Mário Pereira não será candidato a deputado federal. Se fosse, o padrinho político de Frangão poderia dificultar-lhe a reeleição. O deputado propagandeia que vai ‘‘estourar a boca do balão’’, fazendo mais de 60 mil votos.
Madrinha, sim
Marlene Pereira, a madrinha de Frangão, sai a estadual e vai fazer dobradinha certa com ele em vários municípios. Poderá haver algum enrosco em Cascavel, onde Marlene pode ter mais de um concorrente no próprio PMDB, e o afilhado não poderá desprezar nenhum apoio.
Perfídia
Rafael Greca classificou de ‘‘veneno’’ informações que têm partido de dentro do próprio PFL, dando conta que ele tem dispensado tratamento pouco recomendável a um aliado, o seu sucessor, o prefeito Cassio Taniguchi. ‘‘Gostaria de conhecer os sujeitos da perfídia para lhes aplicar remédio processual’’, manifestou, em nota a este Informe.
Desmonte
O prefeito de Pontal do Paraná, Hélio Queiroz, está preparando uma big reforma administrativa. Pretende ficar com apenas seis secretarias. Vai implantar o Plano Diretor e ainda abriu mão da verba de representação de R$ 3 mil. O dinheiro será doado ao Voluntariado do Pontal.
A la Lutero
Mesmo preocupado com a possibilidade de ter que discutir muito com os bispos do Paraná para concorrer à reeleição, o deputado federal Padre Roque (PT) está em plena campanha. Neste fim de semana visitará 12 municípios do Noroeste para conversar com lideranças regionais.Bate-volta
A destruição provocada pelo vendaval da quinta-feira à noite em São José dos Pinhais faz com que o governador ainda volte a Curitiba, depois de participar da instalação simbólica da Globaltelecom em Londrina. O Palácio Iguaçu prevê para as 12 horas uma visita aérea dele e do prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, à região mais atingida. A previsão é que depois Lerner retorne a Londrina para o compromisso social.
Joio do trigo
Lerner já esteve ontem em São José dos Pinhais - o município mais atingido pelo temporal da noite anterior -, mas exclusivamente para festejar com o presidente mundial da Reunault, Louis Schweitzer, e dirigentes da indústria para o Mercosul e Brasil, a montagem do primeiro Mégane com peças despachadas da França.
Pneumonia
Quem compareceu pontualmente às 10h de ontem para a visita às obras da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, conforme convite da direção da indústria, passou meia hora ao relento, no meio do barro e ainda atingido por lufadas fracas do vento arrasador da noite anterior. Eles não foram avisados de que a agenda tinha sido mudada para mais tarde. Para fugir do desconforto climático, alguns empresários ‘invadiram’ um ônibus estacionado ali.
Linhagem
A festa de casamento de Fernanda Garcia Cid e Wagner Torres vai reunir 500 convidados no centro de eventos Village. A noiva é filha de Fernando Garcia Cid, da Viação Garcia, e sobrinha do patrocinador da mais recente crise do governo com a Assembléia, o presidente do Banestado, Manoel Garcia Cid.
Ausente
Convidado para a cerimônia do casamento de hoje em Londrina, o presidente da Assembléia Legislativa, Aníbal Khury, confirmou ontem que estará ausente da cerimônia. Por impossibilidade de viajar.
Copel na fila
Em edital num jornal de circulação nacional, a Copel está convocando o Conselho de Administração para uma assembléia extraordinária no próximo dia 30, quando pretende acertar a compra de 35% da Sercomtel.
Lista crescente
A Copel é a quarta a manifestar interesse pela empresa de telecomunicações de Londrina. A Inepar também está na lista, conforme o próprio presidente do grupo, Atilano de Oms. Os nomes das outras duas não foram divulgados. Mas a direção da Sercomtel espera a conclusão da consultoria, na próxima semana, para avaliar o caminho mais lucrativo.Vapt-Vupt
• O ‘‘salazarismo’’ de Cascavel já elegeu sua guerra particular nestas eleições: fará tudo e mais um pouco para inviabilizar a reeleição do arquiinimigo Edgar Bueno.
• Alex Canziani recebe a ‘‘bandeja de prata’’ do Rotary Club de Londrina Sudeste, numa homenagem pelo desempenho à frente da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel). Às 13h de hoje, na Casa da Amizade do Rotary Club.
• A Folha já apontou o problema em reportagem recente e o vereador Borges do Reis (PSDB) está retomando o alerta ao secretário da Segurança, Rubens Tanure, sobre o volume excessivo de assaltos e arrombamentos no bairro do Tatuquara, um dos que mais crescem em Curitiba. A única delegacia instalada na região não está dando conta de tanta queixa.
Mari Tortato, de Curitiba, com Redação e sucursais

mockup