INFORME FOLHA
Fim de prazo
Termina na próxima semana o prazo para o ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho informar à Justiça em qual cidade quer ser ouvido. Ele pode escolher entre Curitiba ou Guarapuava, cidade na qual atualmente reside. O interrogatório deve acontecer em 20 dias.
- Carli Filho diz não se lembrar do acidente e pode exercer o direito de ficar em silêncio durante o depoimento.
O conselheiro
O ex-governador e agora blogueiro em tempo integral Roberto Requião resolveu dar conselhos para a petista Gleisi Hoffmann, pré-candidata ao Senado. Via twitter, Requião recomendou: Para garantir palanque da Dilma: Gleisi acompanha Osmar na vice ou encara a candidatura ao governo. Não há outro caminho.
Triste fim?
Também via twitter o ex-governador recomendou aos internautas que leiam O Triste Fim de Policarpo Quaresma, livro de Lima Barreto que conta a história do major Quaresma, cujo nacionalismo ganha contornos trágicos. Estaria Requião se inspirando para escrever a própria biografia?
Cota para concursos
Um vereador de Curitiba quer estabelecer cotas para negros, pardos e índios em todos os concursos públicos do município. A proposta dele é reservar 10% das vagas disponíveis para esses grupos. Para ter direito à cota basta de se autodeclarar negro, pardo ou indígena. O projeto começou a tramitar essa semana na Câmara Municipal.
TRF no Paraná
A próxima semana promete ser decisiva para o avanço da PEC 544/02 que cria quatro novos Tribunais Regionais Federais no País, sendo um deles no Paraná. O colégio de líderes da Câmara dos deputados federais, que define a pauta de votação, recebeu a sugestão, de membros da bancada do Paraná, de incluir a PEC.
- De acordo com o deputado federal Eduardo Sciarra (DEM/PR), o objetivo da PEC é desafogar a demanda de trabalho dos tribunais já existentes. A discussão ganhou novo fôlego em 2010 com a adesão de autoridades e entidades paranaenses na briga.
- Hoje os paranaenses que possuem algum processo em trâmite na segunda instância federal precisam se deslocar até Porto Alegre (RS), onde está localizado o TRF da 4ªRegião, responsável pelo atendimento dos Estados da Região Sul do País.
Restaurante Popular
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, cumpre agenda no Paraná amanhã, onde, entre outras coisas, vai inaugurar o Restaurante Popular de Paranaguá. O valor total da obra é de R$ 668.360,51, recursos divididos entre o Ministério do Desenvolvimento Social que repassa R$ 501.270 e a Prefeitura de Paranaguá.
Mutirão carcerário
O mutirão carcerário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Paraná dará prioridade aos processos dos presos do Centro de Triagem (CT2), em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. A informação foi dada pelo juiz Éder Jorge, que coordena o mutirão no Estado. Ele vistoriou as condições do local na última quarta-feira e disse que as instalações da unidade são boas, mas acrescentou que recebeu muitas reclamações dos presos em relação à situação processual deles.
Situação preocupa
A unidade foi construída para abrigar detentos que aguardam julgamento, mas há em torno de 800 presos que já foram condenados e que permanecem cumprindo pena no local, em vez de terem sido transferidos para uma penitenciária. Essa situação é preocupante porque o local não tem a segurança necessária para abrigar os presos já condenados, informou o juiz Éder Jorge.
- Atualmente, 1.402 presos estão detidos no CT2, cuja capacidade é de 1,3 mil. Por isso, vamos dar prioridade absoluta aos presos dessa unidade no que se refere à revisão dos processos, garantiu o juiz.
Perguntinha
A Justiça Eleitoral tomará alguma atitude contra o programa de TV do PT, mostrado na última quinta-feira, quando o presidente Lula fez clara propaganda eleitoral antecipada para Dilma Rousseff?
Equipe da Folha | [email protected]





