O governador Jaime Lerner fechou ontem, na cidade francesa de Rouen, o primeiro conteiner de peças despachadas para a fábrica da Renault em São José dos Pinhais. Os conjuntos automotivos são os que comporão os primeiros carros Mégane Scénic da fábrica do Paraná, todos produzidos pela fábrica de Grand-Couronne. Os primeiros carros ‘brasileiros’ serão totalmente produzidos lá e só montados aqui. O cronograma da Renault Mercosul prevê até 80% de nacionalização no próximo ano. Os mercados do Brasil, Argentina e Uruguai passam à condição de maiores clientes da fábrica de Grand-Couronne. Até 2001, a Renault francesa prevê a expedição de quase 360 mil módulos, 190 mil deles para o Mercosul.
Ligeirinho
A eleição do jovem Ricardo Gomyde (PCdoB) para deputado federal em 94 teve um ‘empurrão’ considerável do então governador Mário Pereira (PMDB) e da primeira-dama, Marlene Pereira. Mas quem acha que Gomyde agora vai buscar a reeleição ‘órfão’ de poder, engana-se. Ele está articulando dobradinha com Antonio Carlos Belinati (PSB).
Cercando
Em Curitiba, Gomyde já ‘fechou’ dobradinha com Ângelo Vanhoni (PT), que busca reeleição a deputado estadual. Em Ponta Grossa, Gomyde estuda dupla com a vereadora Hortênsia da Rosa, que ano passado trocou o PT pelo PCdoB, para disputar a base do petista Péricles de Mello.
Como d’antes
A recontagem parcial de votos da eleição para prefeito em Cascavel confirmou a vitória de Salazar Barreiros (PPB) sobre Edgar Bueno (PDT). Estavam cheios de razão quem dizia que o ‘tira-teima’ não diminuiria as mágoas. Os dois mantêm a mesma postura ácida. Bueno é o único deputado estadual da cidade, mas parece não haver a mínima possibilidade de estarem juntos em qualquer causa em benefício da população.
Nervos
Salazar e Bueno comandaram pessoalmente suas tropas de choque na recontagem, secundados pelos filhos. O advogado Salazar Júnior - presidente do PPB - foi o mais ‘feroz’ fiscal do pai, apesar de ter propagado na véspera que estava tão tranquilo que iria pescar. André, filho de Edgar Bueno, comandou os computadores da recontagem paralela - e reclamava que o pai fumava um cigarro atrás do outro.
Segunda festa
Salazar Barreiros teve na arquibancada do ginásio de esportes da cidade uma claque formada basicamente de mulheres, que improvisaram coro de vaias contra Edgar Bueno. Depois, houve churrascada. ‘‘O Edgar nos proporcionou duas comemorações em uma só eleição’’, diziam os salazaristas.Produção
Mesmo com a meta da Renault de produzir carros com 80% de nacionalização até o fim de 99, o Mercosul vai continuar sustentando a produção e os empregos da fábrica de Grand-Couronne. A Cat - empresa de fretamento e transporte do grupo Renault - trabalha no aperfeiçoamento dos despachos portuários para reduzir o tempo de viagem. Do pedido ao desembarque de navios para o Mercosul, hoje são consumidas 11 semanas. Dentro de três anos, o tempo deve cair para sete semanas.
Juntos
Lerner retorna ao Brasil na quarta-feira e Roberto Requião (PMDB) embarca para a França hoje, mas eles não marcaram encontro por lá... O senador explica que antecipou o feriadão de Páscoa para ‘‘descansar’’ em solo europeu. Na companhia do presidente do PMDB, Paes de Andrade.
Debandada
Os quadros do Judiciário do Paraná continuam ‘emagrecendo’ com a iminência de votação da reforma administrativa pelo Congresso Nacional. Só no Tribunal de Alçada já foram registradas oito aposentadorias de magistrados. No Tribunal de Justiça, 24 juízes e 57 funcionários se afastaram dos cargos para se beneficiar de direitos adquiridos. Nas comarcas, a movimentação também é grande: 16 já apontaram vaga dos principais cargos.
Reitor
O Ministério da Educação enrolou, mas admitiu: o professor Carlos Roberto Antunes dos Santos foi confirmado para exercer o mandato de reitor da Universidade Federal do Paraná nos próximos quatro anos. A nomeação, assinada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro Paulo Renato Souza, foi publicada ontem, no Diário Oficial da União.
Primeiro
Antunes foi o mais votado pela comunidade universitária da instituição federal, nas eleições realizadas em novembro do ano passado, e liderou a lista tríplice encaminhada a Brasília. A transmissão do cargo pelo atual reitor, José Henrique de Faria, será às 20 horas do dia 26. O novo reitor é oriundo do setor de Ciências Humanas da UFPR.
Aceso
Pesquisa do Instituto Canadá que aponta Alex Canziani líder entre os pré-candidatos a deputado federal por Londrina não picou o vice-prefeito londrinense com o veneno da mosca azul. É o que ele garante. Canziani (PTB) lidera a sondagem estimulada com 23,5%, seguido de Luiz Carlos Hauly (PSDB), com 14,2%, Luiz Eduardo Cheida (PT), com 7,5%, e José Janene (PPB), com 6,5%.Vapt-Vupt
• O senador José Eduardo Vieira classificou de ‘‘deselegante’’ a atitude do presidente Fernando Henrique Cardoso em relação à destituição do ex-ministro Arlindo Porto, do Ministério da Agricultura. Por ter concentrado as discussões com o ex-ministro Paulo Paiva, do Trabalho, sem chamar uma vez sequer o PTB para conversar.
• O governador em exercício, Henrique Lenz César, chamou o presidente da Assembléia, Aníbal Khury, para o almoço de ontem no Palácio Iguaçu. Foi um encontro pautado pela discrição.
• A Parmalat transforma hoje Carambeí em sua sede brasileira. Bem no meio da colônia holandesa, que se orgulha da produtividade e da qualidade dos derivados do leite, a multinacional italiana vai confirmar à imprensa nacional que toma posse da Batavo, na guerra de mercado da globalização.
Mari Tortato, de Curitiba, com Redação e sucursais

mockup