Informe Folha
A pesquisa que o Instituto Vox Populi realizou para aferir a tendência de voto do brasileiro na eleição presidencial deste ano - publicada por Veja - também sondou a expectativa eleitoral nos estados. No Paraná, o Vox conferiu boa vantagem ao governador Jaime Lerner (PFL) sobre seus possíveis adversários, Álvaro Dias (PSDB) e Roberto Requião (PMDB), diferentemente do que apontou em janeiro pesquisa semelhante realizada pelo Datafolha. Pela sondagem espontânea do Vox Populi junto a 1.450 paranaenses na semana que antecedeu o Carnaval, Lerner teve 26% de indicações, contra 8% de Requião, mesmo índice reservado a Álvaro. Na estimulada, Lerner ficou com 44%, Álvaro com 19%, de novo um índice idêntico ao de Requião. Os que ainda não sabem representam 9% e os que votariam em branco somaram 8%.
Feliz Ano Novo
Trânsito engarrafado, bancos entupidos, escolas cheias, pedestre esbarrando em pedestre. Quadro que as maiores cidades enfrentaram ontem, confirmando que o Ano Novo brasileiro começa, de fato, no mês de março.
Dentro
Na lista dos candidatos do PMDB nestas eleições faltou o nome de Nelson Padovani. Ele avisa que é candidatíssimo. Filiado ao PMDB de Palotina, Padovani fez 30 mil votos na última eleição para deputado federal.
Lula-lá
Luiz Inácio Lula da Silva estará nesta sexta-feira em Mundo Novo, MS. A cidade é administrada pela prefeita Dorcelina Folador (PT). Lula vai participar de solenidades e eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Dinastia
A família de Aníbal Khury (PFL) não é influente só no Paraná. O libanês Peter Medama, primo do presidente da Assembléia Legislativa, é o Nobel de Medicina de 1960. Agora, Aníbal Khury pensa em arrumar a mala para participar da cerimônia de beatificação de um outro parente, o padre NiMatullah Kassab Al-Hardini, monge libanês maronita. A cerimônia no Vaticano está marcada para 10 de maio. Eu sou o lado modesto da família, brinca o deputado.
Saúde antes
Lerner reserva algumas horas de hoje para um check-up com seu médico. Nada de preocupante, só um preventivo antes de esquentar as turbinas da campanha eleitoral.
Paladino
Rubens Bueno deixou o PSDB, mas não a vocação de formador em política. Hoje o ex-prefeito de Campo Mourão e candidato a deputado federal pelo PTB está em São Paulo convidando o empresário Antonio Ermírio de Moraes a participar do lançamento de sua Ong de formação política Gralha Azul, que está agendando para 16 deste mês.Quadro idêntico
Numa simulação sobre segundo turno, o Vox Populi apontou que 51% dos paranaenses ficariam com Lerner, contra 29% de Requião. Em caso de a disputa ficar entre Lerner e Álvaro, o resultado volta a ser parecido: 50% dos votos seriam canalizados para o governador, contra 28% para o presidente da Telepar.
Lista incompleta
A estimulada para o Senado não envolveu todo o quadro de pré-candidatos, mas dois postulantes certos: Rafael Greca (PFL), que lideraria com 20%; e Emília Belinati (PTB), logo atrás, com 16%. Os outros sondados são Rubens Bueno (PTB), com 4%; Paulo Bernardo (PT) e Luiz Carlos Hauly, com 2%.
Brecha
Na última segunda-feira, o TSE baixou uma norma permitindo a divulgação de pesquisas pré-eleitorais sem necessidade de registro nos Tribunais Regionais Eleitorais até 2 de abril. Dessa data para a frente, origem da contratação, metodologia aplicada, custo, etc, terão de constar do registro nos tribunais.
Pé na estrada
O pré-candidato do PPS à Presidência da República, o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes, começa hoje, por Curitiba, um roteiro de três dias de visita ao Paraná. Acompanhado pelo senador Roberto Freire, o ex-ministro percorrerá quase mil quilômetros em todo o Estado.
Roteiro
Depois de passar um dia em Curitiba, a romaria de Ciro Gomes parte amanhã para Ponta Grossa, Maringá e Londrina. Cascavel e Foz do Iguaçu são as últimas cidades a ser visitadas, encerrando o roteiro na sexta-feira.
Unanimidade
A ida de Eduardo Sciarra para a Secretaria de Indústria e Comércio não provocou qualquer manifestação contrária na base de sustentação de Lerner em Cascavel, que disputava internamente a indicação de nomes, nem na oposição. É que Sciarra, hoje residente em Curitiba, não deixou arestas na praça.
Falso brilhante
A propaganda do governo sugere a implantação de um anel viário no Estado, mas o empresário Caetano Bernardini jura que, rodando pelo Paraná, o que ele tem constatado é a existência apenas de operações tapa-buracos e roçadas nas margens das rodovias já existentes, para cobrança do pedágio. O algoz da campanha do governo se diz ex-companheiro de Lerner. Bernardini foi presidente do PDT de Cascavel.Vapt-Vupt
Quando assumiu a segunda secretaria no ano passado, a vereadora Elza Correia (sem partido), de Londrina, solicitou uma funcionária da Câmara para contar o tempo do discurso dos vereadores, alegando que se fosse desempenhar a função não teria chance de prestar atenção nos discursos. O pedido, criticado na época, volta a ser alvo de maldades com a eleição do novo secretário, Carlos Santa Rosa (PFL).
O vereador Antenor Ribeiro (PPB) questionou se a funcionária seria mantida, já que ele acreditava ser Santa Rosa capaz de mastigar chiclete e andar. Elza Correia não estava no plenário para responder à (des)consideração do colega vereador.
O prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, empossa hoje o novo presidente da Cohab. É o engenheiro civil Sérgio Abu-Jamra Misael, que entra no lugar de Ivo Mendes Lima, candidato a deputado federal pelo PTB.
Mari Tortato, de Curitiba, com Redação e sucursais





