Informe Folha
INFORME FOLHA
O sono de Cinderela
A recente pesquisa de opinião que aponta um empate entre o governador Jaime Lerner e Álvaro Dias na preferência do eleitorado serviu para esfriar o espírito do já ganhou das hostes governistas. Depois de longo período de letargia, os assessores diretos do governador fazem considerações mais cautelosos sobre os rumos das eleições deste ano. Com a popularidade crescente, Álvaro Dias deu provas de que tem fôlego de fênix, conseguiu sair do ostracismo absoluto e chegou à presidência da Telepar e depois do PSDB. Não é à toa que o secretário-chefe de gabinete de Lerner, Gerson Guelmann, faz longas pausas antes de emitir opiniões sobre a possibilidade da dobradinha Álvaro/Requião. A água não se mistura com o azeite, compara Guelmann. Mas o vaticínio do secretário depende ainda das condições de temperatura e pressão nas convenções partidárias.
Corda-bamba
O líder da bancada federal do Paraná em Brasília, José Borba, está com os dias contados. PFL e PSDB intensificam o jogo de pressão para derrubar o deputado da função ainda neste mês, durante o período extraordinário. A chiadeira é porque Borba teria usado o cargo para promover trocas em delegacias regionais do Ministério da Agricultura.
Na moita
Apostando na queda de Borba, o deputado Paulo Cordeiro (PFL) acompanha de longe as movimentações. O deputado garante que tem o apoio formal de 18 dos 30 parlamentares da bancada. Mas avisa que só sai candidato a líder se não houver concorrente, o que será pouco provável. Cordeiro terá como entrave o colega de partido, Luciano Pizzatto.
Desperdício
Aliados mais chegados ao senador Roberto Requião ficaram incomodados com a queimada do horário político do PMDB em mensagens de final de ano, protagonizadas por deputados e lideranças do partido. A direção poderia ter tido o cuidado de não desperdiçar o precioso tempo e guardá-lo para fazer críticas ao atual governo, avalia um peemedebista de peso.
Fatura
O PSB teve de colocar a mão no bolso para provar mais uma vez que é aliado incondicional de Lerner em 98. Coube à sigla o pagamento dos outdoors (Parabéns governador. Venceu o Paraná. Ganharam os paranaenses), distribuídos em vários pontos em Curitiba.
Contra
Se depender do secretário da Saúde, Armando Raggio, não vingará a proposta de criação de uma empresa Paranasaude, nos mesmos moldes da Paranacidade e da recente Paranaeducação. O secretário diz que o sistema de saúde já passa por um processo de descentralização há cerca de 10 anos e que as prioridades do setor são outras.Em forma
As trinta horas de viagem e a confusão de fuso horário, de Tóquio a Curitiba, não derrubaram o governador Jaime Lerner. Ele desembarcou com bem disposto no aeroporto do Bacacheri prometendo assumir o governo logo em seguida. Eu estou em forma para percorrer esse Paraná, avisou.
Cordão
Os contatos feitos pela vice-governadora, Emília Belinati, e pelo staff político do governador funcionaram. Era imensa a fila de prefeitos, secretários, 2º escalão e figurantes para os cumprimentos na recepção a Lerner. Um palanque especial para realçar a presença do governador teve que ser montado.
Furão
Espremido mas bem localizado, o prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, surpreendeu. Furou o cerco para ser o primeiro a cumprimentar o governador e obteve êxito. O fiel-escudeiro de Lerner também foi incumbido de fazer o discurso de boas vindas, a segunda surpresa do dia. Firme ao defender a reeleição, Taniguchi conseguiu empolgar.
Cheio
Animado com a performance do prefeito de Curitiba, o secretário de Comunicação, David Campos, esbanjava sorrisos. Essa tem sido a média do Cássio nos últimos eventos. Daqui a pouco, fico sem emprego, brincou.
Das sombras
O chefe da Casa Civil, Rafael Greca, está fulo com os aliados que tentam creditar a ele o vazamento das denúncias que derrubaram o ex-secretário da Agricultura Hermas Brandão. O Hermas nunca atrapalhou os meus planos. É pura malediciência da oposição. Os filhos das sombras são outros, observou.
No lucro
Para Lerner, o ex-governador Álvaro Dias ganhou muito com a briga travada entre governo e os senadores Requião e Osmar Dias por conta dos empréstimos externos. É evidente que este tiroteio promoveu desgaste, concluiu o governador, ao comentar pela primeira vez a pesquisa do Datafolha que o colocou ao lado de Álvaro, com 35% das intenções de voto.
Irredutível
O governador voltou do Japão não admitindo, no entanto, que questionem o seu índice de popularidade, 8% menor que a última avaliação, conforme o Datafolha. É bom olhar o quadro geral dos governadores. Eu sempre estive entre os primeiros lugares. Com estes números, eu já estaria reeleito, declarou.Vapt-Vupt
Jocelito Canto está para receber um convite diferente. O 4º Distrito Policial de Curitiba já está intimando as testemunhas da agressão sofrida pelo jornalista Osni Gomes, em Ponta Grossa. O jornalista foi esmurrado por dois assessores do prefeito em outubro do ano passado e, se não fosse bom de corrida, teria levado uns tirinhos disparados pelos prestativos ajudantes de Canto.
A vice-governadora Emília Belinati sancionou o projeto de lei que cria o Fundo de Defesa dos Interesses Difusos, durante a sua interinidade. A lei do Fundo tem 90 dias para ser regulamentada e servirá para centralizar os recursos obtidos com indenizações por danos causados ao meio ambiente e contra o consumidor.
Os procuradores Ubirajara Índio do Brasil e Gilberto Giacoia também estão de olho na briga pelo comando do Ministério Público no Paraná. Eles inscreveram-se na semana passada e vão concorrer à eleição do dia 16 de fevereiro junto com Edson Vidal (secretário da Justiça de Lerner), Glaucio Pereira, Dartagnan Abilhoa e Aguinaldo Santa Thereza Borges Vieira.
José Fernando(interino), de Curitiba, com Redação e sucursais





