INFORME FOLHA
Salários em dia
Para provar que ‘Alagoas não é aqui’, o governo libera o pagamento do 13º salário da parcela de funcionários que faltava - professores, policiais e servidores de nível superior do quadro geral, incluindo aposentados - na sexta-feira próxima. O pessoal de nível médio do quadro geral do Estado já recebeu o 13º no dia 2 de dezembro. O pagamento dos salários de dezembro a todo o quadro está sendo garantido para o próximo dia 30. O 13º a pensionistas do Instituto de Previdência do Estado (IPE) sai também na sexta-feira, e as pensões de dezembro serão antecipadas para o dia 26, conforme a Secretaria da Administração. Ainda que enfrente dificuldades de pagamento de outros compromissos, a equipe do governador Jaime Lerner tem garantido o pagamento em dia do funcionalismo.
Sexagenário
Lerner deixa de lado as preocupações com a onda de exposições negativas sobre o Paraná para se dar aos cumprimentos dos amigos, participantes do governo e aliados políticos. Hoje o governador está soprando 60 velinhas.
Feliz ano velho
No último encontro que manteve com Lerner, Hermas Brandão teria pedido para permanecer no governo até 4 de janeiro. O governador não teria gostado muito, mas acatado a reivindicação.
Handcap
O economista Juarez Varallo Pont é o novo diretor-geral do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. Servidor de carreira há 21 anos, será Pont quem tocará a administração na gestão do novo presidente, Pretextato Taborda Ribas Netto, que assumiu o TRT no último dia 21. Sob o comando de Pont ficam 1.200 servidores, 45 imóveis e um orçamento apertado para 98.
Conjecturas
Belinati recebeu ontem em seu gabinete o deputado petista Nedson Micheletti e os dois conversaram quase por uma hora sobre política, especialmente sobre o quadro de 98. E, segundo o próprio prefeito de Londrina, vão repetir a dose na terça-feira.
Retorno lento
Aos poucos, o deputado federal Roque Zimmermann, o padre Roque (PT), vai retomando a rotina. Ele deixou o Hospital Bom Jesus, de Ponta Grossa, na última sexta-feira, depois de internado por 12 dias, recuperando-se de uma cirurgia para implante de ponte de safena. Por orientação médica, trabalho mesmo só na segunda quinzena de janeiro.
Feriadão
As repartições estaduais funcionarão normalmente na próxima sexta-feira, data comemorativa da emancipação política do Paraná. O ponto facultativo foi transferido para o dia 26, para emendar o feriadão de Natal, que começa na véspera, 24. Para o Ano Novo, o funcionamento será normal apenas em 29 e 30 e em 2 de janeiro.Esso 1
Comissão de Premiação anunciou ontem à noite, no Rio, os vencedores da 42ª edição do Prêmio Esso, o mais importante do País. Diretor de Redação da Folha, Nelson Merlin, foi um dos jornalistas convidados pela Esso para integrar a comissão.
Esso 2
O prêmio maior, o Esso de Jornalismo, foi concedido a Fernando Rodrigues, autor da série ‘Mercado de Voto’, publicada na ‘Folha de São Paulo’ e que trata da venda de votos para reeleição de Presidente da República e governadores. O Esso de Reportagem foi para Amauri Ribeiro Júnior, de ‘O Globo’, pela série ‘Prostituição Infantil em Belém e Manaus’, e o Esso de Fotografia ficou com Isa Nigri, com ‘Rebelião na PM de Minas’, publicada no jornal ‘O Tempo’, de Belo Horizonte.
Esso 3
Prêmios Esso regionais foram os seguintes: Sudeste - Série ‘Infância a Serviço do crime’, jornal ‘O Dia’, do Rio, de autoria de Beniza Garcia e Equipe; Sul - Eduardo Veras e Itamar Melo, pela série ‘No Limiar da Civilização’, publicada em ‘Zero Hora’; Centro-Oeste - reportagem ‘Gritos do Massacre de Carajás’, de Luciene Takahashi e Beto Magalhães, jornal ‘Hoje Em Dia’, de Belo Horizonte; Nordeste - Série ‘Caso França’, jornal ‘O Povo’, de Fortaleza, de autoria da equipe de Editoria de Cidades; Norte - Mário Adolfo, série ‘Expedição Quilombo’, publicada no jornal ‘Amazonas em Tempo’.
Esso 4
Prêmio Esso Criação Gráfica em Revista ficou com Décio Navarro e Nilda Macedo, por ‘O que vem primeiro... o sofá ou o tapete?’, publicado na revista ‘Casa Cláudia’. Criação Gráfica em Jornal - ‘Morre o homem que celebrou o Brasil’, foi concedido a Francisco Amaral, de ‘Correio Braziliense’, com foto de Darcy Ribeiro tomando toda a capa. Tânia Malheiros, do ‘Jornal do Brasil’, levou o Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ecológica por ‘Aramar teve acidentes radioativos’. E o Esso de Informação Econômica foi para a série de reportagens ‘O escândalo dos precatórios’, em o ‘Estado de São Paulo’, por Ribamar Oliveira, João Domingos e Cássia Caldeira.
Planejado
O governador Jaime Lerner teve o cuidado de garantir que a sua viagem aos Estados Unidos não representasse mais uma interinidade ao presidente da Assembléia, Aníbal Khury. Lerner só embarca para Washington, onde tratará dos empréstimos externos pleiteados junto ao Bird e BID, depois que a vice, Emília Belinati, retornar da missão econômica no Japão.
Chegada
O retorno da vice está programado para esta sexta-feira, em Londrina. No mesmo dia, Emília deve deslocar-se a Curitiba, onde tomará posse no Palácio Iguaçu. Lerner viaja no sábado.Vapt-Vupt
• Na avaliação do presidente do PDT do Paraná, Nelton Friedrich, o partido tem ‘três caminhos’ a escolher para 98: primeiro, candidatura própria; depois, uma aliança ‘no campo progressista’, e por último, juntar-se ao PMDB ‘‘e dificilmente com o PSDB’’. Aliança com o PFL de Lerner ‘‘é possibilidade muito remota’’.
• Nelton Friedrich diz que já pensou em voltar a tentar uma vaga a deputado federal, depois freou os ‘instintos’, mas agora volta a considerar a possibilidade. ‘‘Até fevereiro resolvo’’, protela.
• Reunião do PT no final de semana em Cascavel, com presença do ex-prefeito de Londrina e pré-candidato ao governo Luiz Eduardo Cheida deflagrou a candidatura do presidente do diretório municipal, vereador Aderbal Mello, à Câmara dos Deputados. Aderbal já tinha tentado ser estadual, mas não passou nas urnas.
Mari Tortato, de Curitiba, com Redação e sucursais

mockup