Informe Folha
INFORME FOLHA
Peso do rádio
Nos dois últimos dias, Leonel Brizola voltou a se valer de uma força que conheceu e na qual se projetou durante o Golpe de 64: o uso do rádio como instrumento de sua ira contra a decisão do governador Jaime Lerner de trocar o PDT pelo PFL. A entrevista que Brizola deu anteontem à rádio Gaúcha, de Porto Alegre, empurrou, finalmente, Lerner para o fato novo - o de abandonar o PDT e procurar levar junto com ele o maior número de filiados ao partido no Paraná. Ontem, o líder nacional do PDT reservou sua agenda exclusivamente às rádios, para um bombardeio sobre o último governador que se mantinha no partido. Brizola voltou a exibir sua fluência verbal peculiar em entrevistas que começaram pela manhã, na Rádio Clube Paranaense, e se repetiram à tarde, pela CBN nacional e pela Independência, de Curitiba, desabafando todo o seu inconformismo.Pela metade
Lerner realizou ontem o que ele deveria ter feito há muito tempo, desde que começaram a vazar informações de que o grupo procurava um novo partido. A partir do episódio de recusa do PSDB do Paraná, o PDT virou partido-estacionamento. A desfiliação antecipada (à espera de uma nova sigla) evitaria desgaste ao partido, que abrigou o grupo durante muitos anos.
Residência oficial
Assim que Brizola ameaçou se mudar para o Paraná para levantar o PDT, uma bolsa de apostas dava conta de que ele poderia se instalar naturalmente em Cascavel - onde se concentra a colônia gaúcha. Outros votaram pelo bairro do Bacacheri, em Curitiba.
Orgânico
No fundo, isso é um tumor que estava com mau cheiro e que rebentou. Aqueles que também saem são igualmente tumores que tinham de estourar. Frase repetida por Brizola nas entrevistas de ontem, às rádios, ao definir a crise do PDT no Paraná.
Elegante
Reafirmo meu apreço pela figura humana e histórica do governador Leonel Brizola. De Lerner, na abertura da nota de adeus que encaminhou à direção do PDT.
Truncado
É uma decisão preparatória para uma decisão definitiva. Também de Lerner, ao tentar resumir em uma frase o quadro político que vive.
Cancelada
Assim que recebeu a comunicação oficial de desligamento de Lerner, de Rafael Greca e Cássio Taniguchi, ontem, Brizola reviu sua decisão de desembarcar em Curitiba na próxima segunda-feira para ainda tentar demover o governador de trocar o PDT pelo PFL. Isso depende de um entendimento com os companheiros. Não quero tomar decisões no calor dos acontecimentos. A crise tem de ser avaliada em clima de serenidade.
Implosão
Pedetistas mais críticos trataram de observar que ontem foi a primeira vez que Lerner convocou a base para dialogar. Foi para pedir que o seguissem, na debandada.
Escaldado
Cássio Taniguchi tratou ontem de driblar todas as perguntas referentes à data de assinatura de ficha do grupo pelo novo partido - e até Brizola dá o PFL como fato consumado. Já cometi besteira uma vez. A segunda não cometo mais, disse o prefeito. Em fevereiro deste ano, ele disse em entrevistas que a mudança se daria em 15 dias.Sentinela
Funcionário com sala especial para militância partidária na Prefeitura de Curitiba, o presidente regional do PDT, José Francisco Pereira, não se desliga do partido. Pelo menos por enquanto. Alguém tem de ficar para apagar a luz, traduziu o prefeito Cássio Taniguchi.
Fervendo
E a crise também se instalou ontem no seio da administração de Jocelito Canto (PSDB), em Ponta Grossa. Antes de embarcar para a África do Sul, para conhecer a fábrica de tapetes que terá uma filial em sua cidade, ele demitiu dois secretários. Um porque pediu, outro porque o que estava saindo exigiu.
Choque
Secretário particular afastado por Requião quando governador, Reinaldo de Almeida César foi o demitido por Canto. Filho do deputado Djalma de Almeida César, Reinaldinho ocupava a Secretaria de Administração e Assuntos Jurídicos. Dançou porque quis cobrar multa de R$ 300 mil por falta de pagamento de impostos do grupo Sepam, responsável por vários estabelecimentos educacionais em Ponta Grossa.
Laços
O grupo Sepam é da família Monguel, braço de apoio de Jocelito Canto. Um dos herdeiros, Roberto Mongruel, é inclusive, o líder do prefeito na Câmara de Vereadores.
Puxando o cordão
O secretário de Canto que resolveu se demitir por conta da crise foi o do Planejamento, José Carlos Gomes. A briga toda causou a ira do deputado Djalma César (PMDB). Ao saber que o filho fora demitido, ele engavetou o passaporte. O deputado acompanharia o prefeito à África do Sul.
Perguntinha
Quando é que o governador vai gerar seu segundo fato novo - o primeiro foi ontem, com a oficialização do desligamento do PDT -, a consumação da escolha do PFL como sua nova legenda?Vapt-Vupt
q O prefeito de São José dos Pinhais, Luz Carlos Setim, embarca hoje para a Alemanha. Vai conhecer a sede da Volkswagem e a fábrica da Audi. O prefeito também a acompanhará o lançamento mundial do novo Golf, modelo que até o ano 2000 estará sendo produzido no município administrado por ele.
q Seguindo os passos de seu mentor, Aníbal Khury, o vereador de Curitiba Éde Abib também troca o PTB pelo PFL nesta segunda-feira. Vereador de primeiro mandato, ele sonha em ampliar sua base eleitoral com a troca.
q Paes de Andrade desembarque em Curitiba no final da próxima semana, para o encontro nacional da Fundação Pedroso Horta - o braço de estudos de ciência política do PMDB. Na capital do Paraná, o partido de Paes de Andrade vai concluir seu documento que contém um programa mínimo de governo.
Mari Tortato, de Curitiba, com Redação e sucursais





