Informe Folha
INFORME FOLHA
Custo-benefício
A polêmica sobre as condições de atração da montadora francesa Renault para o Paraná voltou ao debate político ontem, em Curitiba. Com participação direta do próprio governador Jaime Lerner. Ao não concordar com a análise divulgada por economistas do Ipea, Lerner passou a mão no telefone e ligou para a rádio CBN e foi colocado no ar. Depois dele, a emissora do empresário Mário Celso Petraglia abriu espaço para o presidente da Telepar, Álvaro Dias, fazer uma longa avaliação crítica sobre o assunto. Segundo o Ipea, as montadoras viriam para o Brasil de qualquer forma, e que houve erro dos governos brasileiro e estaduais ao entrarem na guerra fiscal para atraí-las. A ação teria causado prejuízos à arrecadação de impostos nos Estados e beneficiado as montadoras, que chegam com custo zero, alega o Ipea.Puxando cordão
A vinda da Renault foi o primeiro grande investimento estratégico e fundamental porque abriu os olhos de todas as outras fábricas. O Paraná não estava na lista de nenhuma indústria que quisesse se implantar no Brasil, rebate às críticas o governador. Com ela, diz Lerner, o Estado atraiu investimentos de R$ 8,6 milhões que vão gerar 71.360 empregos diretos e 356.800 indiretos.
Sortie
O sossego de Lionel Jospin foi perturbado ontem por um fax emitido de um aparelho do Paraná. Diante da resistência do governo daqui em abrir o protocolo com a Renault, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) resolveu apelar para a veia socialista do presidente francês para que revele os segredos da estatal.
Socorro
Esta não é a primeira investida da oposição. O deputado Ângelo Vanhoni (PT) foi o primeiro a despachar documentos para Paris, protocolando um dossiê pelo correio.
Quase juntos
Luiz Antonio Medeiros, presidente da Força Sindical, foi recebido por Lerner ontem à tarde. Coincidência: Medeiros (PTB) está de malas prontas para o PFL.
Sequelas
O soco que o deputado Paulo Cordeiro (PTB) deu no chefe de gabinete do ministro Gustavo Krause, do Meio Ambiente, em fevereiro, deixou hematomas e pode se constituir num novo entrave para que o deputado tenha passe livre no PFL nacional.
Dique
Afora as sequelas, ontem o presidente do PFL, José Jorge, recebeu um abaixo-assinado por seis dos sete deputados da bancada pefelista do Paraná, recomendando a rejeição do nome de Cordeiro. O documento é assinado por Luciano Pizzatto, Affonso Camargo, Alexandre Ceranto, Antonio Ueno, Werner Wanderer e Valdomiro Meger. Abelardo Lupion não endossou.
Direito a voz
Começam a surgir manifestações de protesto de prefeitos e vereadores do PTB por estarem alijados da discussão desencadeada pelo comando estadual do partido.
Reforço
Valdir Rossoni (PDT), Durval Amaral (sem partido) e Beto Richa (PSDB) viajaram para a Europa e aproveitam para esticar a conexão para Nova York. São reforços do governo para acompanhar a discussão da colocação de ações da Copel no mercado internacional. Segundo Aníbal Khury, Rossoni foi convocado por causa do seu inglês: com sotaque de Bituruna.Setembro
Espero que o Lerner não faça como o título do filme Quando setembro chegar para definir seu futuro partidário. Tá todo mundo angustiado. Declaração do vice-prefeito de Curitiba, Algaci Túlio (PDT) ontem em Londrina. Segundo ele, a visita a Londrina foi uma forma de prestigiar o trabalho do vice-prefeito, Alex Canziani (PTB), no exercício do cargo de prefeito.
Renúncia
Mas Algaci Túlio está retomando contatos com o interior. E anuncia que pretende sair candidato a deputado estadual ano que vem. Sob o argumento de que não pode perder o grande espaço político que conquistou como deputado. Não há espaço para duas lideranças em Curitiba e eu não posso ficar no prejuízo. Continuo atendendo a mais de 30 municípios, gaba-se.
Ansioso
O vice de Curitiba diz esperar que o prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi (PDT), faça o mesmo que fez Antonio Belinati: licencie-se para que ele (Algaci Túlio) também possa assumir a prefeitura, como é o caso de Alex Canziani. Mas em setembro o Cássio vai a Orlando e aí eu assumo, diz, ansioso. Túlio é vice-prefeito de Curitiba pela segunda vez. A primeira foi com Jaime Lerner prefeito. Naquele mandato, assumi 24 vezes, contabiliza.
Diferença
O PDT do Paraná pode ficar nanico, mas não vazio. Palavra do presidente regional do partido, José Francisco Pereira, diante da iminente debandada para o PFL.
Asilo
O prefeito de Foz do Iguaçu, Harry Daijó (PPB), aproveitou a viagem a Brasília para pressionar contra o FEF e foi à Embaixada dos Estados Unidos buscar informações sobre a vinda do presidente Bill Clinton ao Brasil. O roteiro de Clinton inclui Foz e deve acontecer em outubro. Um comitê precursor é esperado na cidade em setembro.
Dissolvido
A reunião de segunda-feira do PSDB regional dissolveu o diretório de Cornélio Procópio. O vice-presidente local, Francisco Raimundo, conseguiu 34 assinaturas para afastar o presidente, Iram Rezende. Por ele ter um cargo de assessor de gabinete do deputado Abelardo Lupion (PFL).
Fase diet
O roteiro gastronômico de Caíto Quintana em Brasília - para representar o Paraná no debate da proposta de ACM de ligar Congresso e assembléias via Internet - será light. Um exame revelou que sua taxa de glicose bateu nos 200 - a aceitável é 108 -, e ele entrou numa rigorosa dieta.Vapt-Vupt
q O deputado estadual Geraldo Cartário (PTB) fez um empréstimo e vai viajar de férias para Portugal. Antes de se afastar, depositou no cofre do presidente da Assembléia, Aníbal Khury, uma ficha assinada em branco: com espaço apenas para se assentar a sigla partidária que o grupo decidir tomar.
q Vice do PSDB estadual, o empresário da construção de Cascavel Genor Cima circulava ontem em áreas de governo, em Curitiba. Ex-superintendente da Ferroeste, ele estaria na bica para novo cargo no governo. Cima está entre os tucanos pró-Lerner.
q No próximo sábado, o deputado federal Flávio Arns (PSDB) será empossado presidente da Federação das Apaes do Paraná (biênio 97/99), que detém 220 filiadas. A posse será a distância: em São Luís (MA), aproveitando o encerramento do Congresso Nacional das Apaes.
Mari Tortato, de Curitiba, com Redação e sucursais





