Informe Folha








Teste de nervos
O governador Jaime Lerner (PFL) vai enfrentar duas situações no mínimo incômodas no encontro dos governadores agendado para esta sexta, no salão de atos do Parque Barigui, em Curitiba. Mario Covas (PSDB) de São Paulo e Roseana Sarney (PFL) do Maranhão já confirmaram presença. O constrangimento com Covas é por conta da guerra fiscal. Nos últimos 15 dias, Lerner e Covas trocam desaforos a distância. Covas disse que Lerner só fala ‘asneiras’. Lerner devolveu chamando o governador de São Paulo de ‘chorão’. Com Roseana Sarney, o verniz esconde o mal-estar, porém a situação é tão delicada quanto com Covas. A governadora do Maranhão tem despontado como o nome mais expressivo do PFL, junto com ACM, para a sucessão de FHC. A ascensão da filha de Sarney é encarada como entrave para o projeto de Lerner, que também quer concorrer à presidência em 2002.



Na pior...
Beto Richa (PTB) não dorme há três dias com fortes dores no braço direito. O deputado caiu em sua casa de praia, no litoral do Estado, no fim de semana, e deu mau jeito. Teve de retornar no domingo para Curitiba para submeter-se a uma ressonância magnética. O filho do ex-governador José Richa levaria o resultado do exame para seu médico ontem. Para decidirem se o deputado vai ou não precisar submeter-se a uma cirurgia.
... mas com humor
‘‘Enquanto isso, não posso mais pagar nenhuma conta’’, brincava o deputado, numa tentativa de descontrair, para esquecer da intensa dor.
Aplausos
A população de Goioerê aplaudiu de pé, por cronometrados três minutos, o relator do Plano Plurianual (PPA), deputado federal Renato Vianna (PMDB-SC), no cine Venture. Vianna assumiu publicamente o compromisso de manter no PPA a ligação de Goioerê a Iporã na BR-272. O relator até sobrevoou a região. Ele esteve em Goioerê no sábado, a convite do deputado Hermes Frangão Parcianello (PMDB), autor da proposta de ligação.
Nó geral
A torcida rubro-negra não entendeu absolutamente nada. O patrocinador da camiseta do Coritiba é o provedor Onda, empresa do grupo Inepar, que tem o ex-presidente do Atlético Paranaense e empresário Mario Celso Petráglia como um de seus sócios acionistas.
Roque Tyson
Tempo quente na Prefeitura de Paranaguá ontem. Mario Roque perdeu a compostura e foi literalmente para o tapa com o vereador Edson Veiga. O prefeito ficou irado porque o vereador acompanhava um grupo de entidades que foi à prefeitura solicitar a prorrogação do prazo para o pagamento do IPTU. Mario Roque é famoso pelo destempero. Quando Paranaguá foi assolada pela cólera, o Palácio Iguaçu teve de engolir pelo menos uns três ‘sapos’.
Perguntinha
Na reunião dos governadores, agendada para esta sexta-feira, Lerner e Mario Covas trocam muitas farpas sobre a guerra fiscal?

Royalties
A bancada federal do PFL tem reunião hoje com Inocêncio de Oliveira, o líder do partido na Câmara dos Deputados. Na pauta, um posicionamento oficial e definitivo do governo federal sobre a antecipação dos royalties de Itaipu. Para ver se a ‘novela’ finalmente chega ao seu fim.
Alternativa
O governo conseguiu uma forma de driblar a decisão do TJ que o proíbe de parcelar o terço de férias do funcionalismo. A partir de agora, o pagamento volta a ser integral, porém, respeitando um escalonamento que vai de fevereiro a setembro, de acordo com a faixa salarial.
Divergências
A nova forma de pagamento das férias foi anunciada por Giovani Gionédis (Fazenda) e Alcyone Saliba (Educação). A secretária Maria Elisa Paciornik (Administração) não participou porque está em viagem a Paris. Se estivesse no Paraná, provavelmente não participaria. As divergências com Gionédis continuam fortes.
Concurso
Alcyone Saliba disse que amanhã será publicado o edital de convocação para o ‘‘processo seletivo público’’ de professores (para o ensino médio e de 5ª a 8ª série) e pedagogos. A contratação, pela CLT, será feita via ParanáEducação. ‘‘O número de professores e quando eles serão contratados vai depender da demanda da Secretaria’’, assinalou.
Cronograma
As inscrições vão de 14 a 18 de fevereiro nas agências credenciadas do Banestado. As provas da seleção serão aplicadas pela Universidade de Brasília (UnB), no dia 19 de março em 29 municípios.
De fininho
Na viagem de dias atrás do governador a Paris para assinatura de protocolo de novo investimento da Renault no Paraná, o chefe do Cerimonial do Governo, Eduardo Guimarães, embarcou antes para preparar a chegada de Lerner e os detalhes protocolares. Seu trabalho parou aí. No evento, Guimarães não apareceu.
Aposentadoria
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) aprovou ontem pedidos de aposentadoria dos juízes Manoel Antonio Teixeira Filho e José Fernando Rosas. A papelada segue agora para o crivo do presidente da República. Manoel Antonio é autor de 17 livros sobre Direito do Trabalho. Fernando Rosas já foi presidente do TRT.
Medalha
O barco que transportou os 114 quilos do deputado Alex Canziani (PTB), no sábado, no Litoral, ficou em segundo lugar na regata promovida pelo Iate Clube Caiobá. A equipe de Canziani, comandada pelo presidente da Federação Paranaense de Vela e Motor, Mário Abaggi, chegou três segundos do primeiro colocado na categoria ‘Cruzeiro B’.

Vapt-Vupt
• Greca está no inferno astral. A revista ‘Istoɒ desta semana e a ‘Folha de S. Paulo’ de ontem trazem matérias contra o ministro. A ‘Istoɒ bate na tecla que Greca se vale do Instituto Farol do Saber para tirar proveito político. A ‘Folha de S. Paulo’ ressuscitou ato administrativo irregular do ministro, ainda quando prefeito de Curitiba.
• O plano plurianual de Fernando Henrique prevê R$ 56 bilhões em investimentos para os Estados da Região Sul. Para todo o Brasil, a fatia é de R$ 1 trilhão, a ser injetado paulatinamente no decorrer dos próximos quatro anos.
• A Cisa lança hoje sua pedra fundamental e a contratação de pessoal já começou. Uma das exigências para servir à empresa: o futuro funcionário tem de residir em Araucária, município da Região Metropolitana de Curitiba.
De Curitiba, com redação e sucursais