Informe Folha








Sob investigação
O Ministério Público Federal está processando na Justiça Federal o ex-prefeito de Ponta Grossa Paulo Cunha do Nascimento, o ex-secretário municipal Carlos Roberto Ferreira e o ex-diretor da Prefeitura Nassib Pedro Tebecherani, por falsidade ideológica. Os procuradores da República lotados no Paraná suspeitam de alguns atos administrativos autorizados pelo ex-prefeito para, entre outras coisas, facilitar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Em outubro de 1995, Carlos Roberto Ferreira foi exonerado e recontratado para a mesma função no dia seguinte. Em 1996, o mesmo aconteceu com Nassib Pedro Tebecherani. O Ministério Público Federal quer saber se esta foi uma prática comum da administração de Paulo Cunha ou não. O Código Penal prevê de um a cinco anos de detenção mais multa para o crime de falsidade ideológica.



Afinidade
O governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PDT), esticou sua estada em Curitiba e foi embora somente ontem pela manhã. Versão maldosa dá conta que Garotinho ficou um pouco mais para se aconselhar com Lerner. Os dois têm pelo menos uma coisa em comum: são malvistos pelo presidente nacional do PDT, ex-governador Leonel Brizola.
Encontro
Garotinho, que estava acompanhado da mulher Rosinha, jantou anteontem com lideranças pedetistas numa churrascaria de Curitiba para reafirmar sua disposição em permanecer no PDT, apesar das desavenças com Brizola. O encontro foi acompanhado também por lideranças evangélicas da Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno.
Compromisso
O governador carioca comprometeu-se com o vereador Jorge Bernardi a retornar a Curitiba nos dias 28 e 29 de abril para participar de um encontro organizado pelo diretório estadual do PDT. Os evangélicos da Igreja Presbiteriana, da qual pertence Garotinho, também o aguardam para a nova visita.
Ressaca
Garibaldo Alves Neto e Francisco de Assis Moraes de Souza, do Rio Grande do Norte e do Piauí, respectivamente, retornam para seus Estados de origem somente hoje. Eles continuavam hospedados em hotéis da cidade ontem. Aproveitam o final de semana para um ‘relax’.
Isonomia
A Delegacia de Crimes contra a Administração Pública nem esconde mais que anda privilegiando alguns veículos de comunicação com ‘furos’ de reportagem. A expectativa é de que o delegado geral da Polícia Civil João Ricardo Képes Noronha dê um corretivo nos subalternos.
Abacaxi
O prefeito de Cascavel, Salazar Barreiros (PPB), decidiu passar a bola, desta vez. Cansado do tiroteio que foi no ano passado a confusão envolvendo o IPTU, tirou férias em janeiro para evitar novas dores de cabeça. Volta ao batente amanhã, depois de o vice Eduardo Marassi (PFL) ter mandado refazer os carnês de cobrança do imposto deste ano, que continham erros nos valores (para mais).

Casório
O presidente exilado do Paraguai, Raul Cubas, casou anteontem uma de suas filhas. A cerimônia religiosa foi às 18h30, na tradicional Igreja Santa Terezinha, em Curitiba. Discreto, como tem sido desde que fixou residência na cidade, no final do ano passado, Cubas não quis muita badalação.
Questão de classe
No Pré-Olímpico, o setor de cadeiras cativas do Estádio do Café, em Londrina, foi constantemente visitado por PMs, seguranças e, na noite de sexta-feira, até pela tropa de choque, tantas as brigas e confusões. Já a geral, a do povão, ficou sempre na calmaria. Não se sabe se pelo preço alto da cerveja, ou se por uma questão de educação mesmo.
Reajuste
Duzentos servidores do Poder Judiciário, em assembléia realizada na sexta-feira, decidiram aceitar acordo a ser intermediado pelo presidente do Tribunal de Justiça, Sydney Zappa, junto ao Poder Executivo. Os cerca de 6 mil servidores da Justiça reclamam uma diferença salarial de 53,06%, reconhecida em juízo.
Curiosidade
Dado interessante: o pagamento das custas pelo ajuizamento do processo que reconheceu o reajuste não será pago pelos 6 mil beneficiários, mas rateado entre os 1.400 servidores filiados ao Sindijus, o sindicato da categoria que acionou a Justiça.
Previdência
Também na sexta, o TJ manteve a liminar que isenta magistrados aposentados e pensionistas do desconto previdenciário de 14% sobre o valor que excede o ‘teto-salarial’ de R$ 1,2 mil. Derrota do governo do Estado, que fica sem esses recursos para capitalizar o fundo previdenciário do funcionalismo. A primeira sentença favorável aos magistrados foi concedida no ano passado pela 4ª Vara Cível de Curitiba.
Insônia
Tem político preocupado com a ação do Ministério Público Federal sobre os convênios promovidos por Greca com as prefeituras do Paraná, prevendo a construção de quadras poliesportivas. Os procuradores pedem na Justiça a anulação dos contratos, sob a alegação de que não foi cumprida a legislação. Se os convênios não se concretizarem vai ficar difícil explicar o imbróglio em suas bases eleitorais.
Análise
Os deputados do Paraná voltam a trabalhar em meados de fevereiro. Além da CPI do Pedágio, que a bancada do PMDB está disposta a ressuscitar, passa pelo crivo dos parlamentares do PDV criado por Nelson Justus (PTB) para incentivar funcionários ‘fantasmas’ a solicitar desligamento.

Vapt-Vupt
• Curitiba entra na campanha nacional de prevenção da aids no Carnaval. A partir das próximas semanas, 20 outdoors e 6 mil cartazes serão despejados pela cidade. Também serão distribuídas cerca de 400 mil camisinhas.
• Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba vai ganhar mais uma indústria. Governo do Paraná e a empresa Inbras S/A, fabricante de produtos derivados da borracha, assinam protocolo de intenções nesta segunda-feira, às 11 horas, na Prefeitura de Campina Grande.
• Os usuários do serviço de informações da Telepar enfrentaram transtornos ontem. O sistema de informática saiu do ar e os operadores tiveram de procurar manualmente na lista telefônica as informações solicitadas. Vale tudo para não comprometer a cobrança pelo serviço.
De Curitiba, com redação e sucursais