Informe Folha








‘Check in’
Salvo mudança de agenda, Lerner carimba seu passaporte mais uma vez até o final do mês de janeiro. A 33ª viagem do governador, desde que assumiu o cargo pela primeira vez em 1995, será para a França. Lerner vai tratar de assuntos do Estado. O roteiro detalhado da viagem é guardado a sete chaves pela toda-poderosa Duda Camargo, a secretária do governador, e deve ser revelado somente no decorrer da semana. O governador precisa de autorização da Assembléia para ausentar-se do País. Desta vez, Lerner não vai sozinho para o exterior. Uma fonte informou à ‘Folha’ que a secretária da Administração, Maria Elisa Paciornik, também embarca na missão oficial. Maria Elisa morou em Paris. Antes de aceitar o convite para ser secretária, trabalhava para a ONU na França. Durante o período em que ficou em Paris, fez ainda ‘‘ponte’’ nos contatos empresariais costurados pelo Paraná.



Tietagem
Rafael Greca (PFL) nunca se sentiu tão assediado como anteontem, quando circulava em Porto Seguro, na Bahia, acompanhando os preparativos para a cerimônia dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Diversos autógrafos e até a gravação de uma mensagem – de dois minutos – para os alunos de duas professoras de Mortugaba, as novas fãs que residem nas redondezas.
Inserção pálida
A avaliação do diretor do Vox Populi, João Francisco Meira, de que Lerner carece de mais mídia para ser conhecido no Brasil, procede 100%. A famigerada pesquisa encomendada pela direção nacional do PFL, e mantida como um segredo de estado, mostra que, enquanto ACM é conhecido por 85% dos brasileiros, Lerner só é lembrado por 34%.
Números da terra
O levantamento é do Doutor Rosinha (PT), reproduzido na cartilha organizada pelo deputado, para abordar o problema fundiário no Estado: 305 mil famílias sem-terra, 33 assassinatos nos últimos 10 anos, 229 prisões de trabalhadores nos anos 90, 151 prisões só no governo Lerner, 75 ameaçados de morte desde 1980.
Acomodação
O ‘‘Canal da Música’’, construído pelo governo Lerner no bairro Mercês, em Curitiba, poderá abrigar a reunião dos governadores, marcada para o início de fevereiro. Miguel Salomão, o secretário do Planejamento, circulou pelas instalações durante a semana.
ICMS ecológico
Neste ano, pela primeira vez, as reservas indígenas receberão suas cotas do ‘‘ICMS ecológico’’, criado há oito anos pelo deputado estadual Neivo Beraldin (PSDB), como prêmio para as administrações que conservam o meio ambiente. A emenda, abrindo o rateio do bolo para os povos indígenas, foi idéia do também deputado Cesar Silvestri (PTB).
Perguntinha
A cerca que vai demarcar o novo território da Assembléia Legislativa, no Centro Cívico, também seguirá o modelo francês do adotado na Praça Nossa Senhora de Salete?

Vistoria
O norte-americano Alan Rothenberg, presidente da comissão da Fifa que faz vistorias em estádios indicados pela CBF para a realização da Copa de 2006, está em Curitiba desde ontem à noite. Às 10 horas, Rothenberg circula pela Arena do Atlético.
Filho único
A Arena foi o único estádio do Paraná indicado pela CBF para a vistoria, que é altamente burocrática, seguindo um ritual. Mario Celso Petráglia, o presidente do Atlético Paranaense, integra o seleto grupo que acompanhará os trabalhos da comissão, hoje.
Almoço
Lerner e o ministro do Esporte e Turismo, Rafael Greca, almoçam com Alan Rothenberg, concluída a vistoria. Não estava confirmado até o fechamento desta edição, mas existe a possibilidade de o governador e de o ministro sobrevoarem a cidade com o representante da Fifa. O prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi (PFL), era tido como convidado em potencial, se Greca não vetasse.
Mais recursos
Uma notícia animadora para o governo do Estado. A BNDESPar, a empresa de participações do BNDES, deve injetar algo em torno de R$ 5 bilhões em privatizações. A intenção da sócia do BNDES é adquirir participação em diversas estatais que estão na iminência de serem vendidas.
Torcida
A primeira estatal a ser assediada, conforme matéria do Estadão de ontem, é a Celpe, a companhia de energia de Pernambuco. O Palácio Iguaçu faz figa para que a Copel e a Sanepar estejam na lista.
Empreitada
O senador Roberto Requião (PMDB) passa o fim de semana em Curitiba preparando-se para embarcar na segunda-feira para Tocantins, onde pretende coletar a assinatura peemedebista que falta para a autoconvocação de convenção extraordinária do PMDB, o mais rápido possível.
Trabalho em dobro
Requião quer rediscutir a postura do PMDB junto ao governo Fernando Henrique. O desligamento do governador de Minas Gerais e ex-presidente da República Itamar Franco – agora sem partido e tido como, sem dúvidas, a maior estrela da ala rebelde do PMDB – vai exigir esforço político em dobro do senador paranaense.
Frustrações
Nas outras vezes em que tentou levar o partido para a oposição, as articulações do grupo de Requião saíram frustradas. A ala rebelde não representava a maioria por estar sempre intimamente atrelada ao discurso do presidente. A última vez que se discutiu para que lado o PMDB deve caminhar foi em Londrina, no final do ano passado.

Vapt-Vupt
• A Juventude Socialista do PDT realiza no dia 22, no plenarinho da Assembléia, reunião do diretório estadual para definir atividades para o ano 2000. Os pedetistas aproveitam o encontro também para comemorar os 78 anos de Leonel Brizola, que está de aniversário.
• Valmor Stédile, ex-presidente da JS do PDT, lança o livro ‘‘Agenda 12’’ na oportunidade. Já confirmaram presença o presidente do diretório regional Nelton Friedrich e o pré-candidato da sigla à Prefeitura de Curitiba Eduardo Requião.
• O governo do Estado precisa atualizar rapidamente parte de seu site na Internet, a rede on line. Os usuários têm encontrado dificuldades quando os assuntos das pesquisas são programas e bandeiras oficiais. Algumas informações estão defasadas.
De Curitiba, com redação e sucursais