Símbolo de Paris e um dos monumentos mais visitados da França, parte da Catedral de Notre-Dame foi destruída pelo fogo nesta segunda-feira (15), causando tristeza em todo o mundo. Em plena Semana Santa, um dos maiores símbolos do cristianismo foi tomado pelo fogo. Em algumas horas, oito séculos de história caíram abaixo diante de uma multidão de parisienses e turistas inconsoláveis. Nesse início de primavera europeia, a paisagem desoladora da igreja que inspirou livros e filmes foi a mais compartilhada e fotografada.

A Catedral de Notre-Dame passava por uma ampla restauração e, por conta disso, as 16 esculturas grandiosas que ornavam a parte externa haviam sido retiradas na última sexta-feira. Há suspeitas de que o fogo teria começado nas torres. Mas tudo ainda será investigado. A igreja em estilo gótico, de 850 anos, sobreviveu a muitas tragédias, entre elas duas guerras mundiais. Mas a tecnologia desse século 21 não foi suficiente para evitar o desastre.

O prejuízo é incalculável. Obras de arte e artefatos históricos com centenas de anos podem ter sido danificados pelo incêndio. Uma túnica usada por São Luis, rei francês do século 13, foi salva, assim como uma das mais importantes relíquias do cristianismo: fragmentos de uma coroa de espinhos que teria sido colocada em Jesus no dia da sua crucificação.

Em setembro do ano passado, o Brasil viveu uma tragédia semelhante, quando o Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, foi destruído por incêndio de grandes proporções. Pouco se salvou de um acervo de 20 milhões de itens, entre fósseis, múmias, peças indígenas, livros raríssimos e o trabalho de muitos pesquisadores.

São episódios tristes que afetam a identidade cultural da humanidade. No caso da França, em meio a tristeza e ao espanto, surgem os primeiros sinais de solidariedade, quando o povo e o presidente do país já se prontificaram a lançar uma campanha de reconstrução da catedral. Como aconteceu tantas outras vezes em sua história, dessa vez também se espera que o povo francês demonstre novamente sua capacidade de resiliência e supere mais essa catástrofe.