A necessidade premente da preservação dos mananciais hídricos no País ganhou notoriedade com a preocupante escassez de água no Estado de São Paulo. Boa parte dos usuários paulistanos sente os reflexos diretos desse problema enfrentando racionamento. Bares e restaurantes também sofrem com as medidas de contenção no abastecimento, a ponto de servirem os clientes com copos descartáveis. O uso racional da água deveria ser tema da agenda de candidatos a presidente e dos postulantes aos governos de Estados.
Reportagem de hoje da Folha de Londrina traz um importante dado para os usuários atendidos pela Sanepar. Segundo a estatal, que cuida do abastecimento de 345 dos 399 municípios do Estado, os principais centros urbanos do Paraná são bem abastecidos. A oferta anual de água por habitante em Londrina, por exemplo, é 13 vezes maior que para cada paulistano: a disponibilidade de água na região chega a quase 4 mil metros cúbicos per capta ante os 300 metros cúbicos na capital paulista (índice equivalente a Israel e abaixo do limite de escassez hídrica estipulado pela Organização das Nações Unidas). O Rio Tibagi é o responsável pela grande oferta de água para Londrina e Cambé. Na Região Metropolitana de Curitiba o percentual é de 500 metros cúbicos, percentual limítrofe da ONU.
Apesar da situação confortável no Paraná, especialistas advertem que é necessário fazer investimentos constantes e conscientizar a população quanto ao desperdício. A própria Sanepar informa que está iniciando o Plano Diretor de Recursos Hídricos – Anel Norte que deve ser concluído em três anos e vai atender 265 municípios. O estudo vai indicar de onde a água será captada nos próximos 50 anos e onde serão lançados os efluentes. E a estatal já vislumbra estender a captação de água do Rio Tibagi para outros municípios, como Ponta Grossa.
A necessidade de interiorização da indústria, como já foi apontada em outras reportagens da FOLHA, vai exigir maior oferta de água nas próximas décadas. Nesse ponto é bom saber que as autoridades já planejam o abastecimento para evitar transtornos como racionamento e, no pior dos casos, a falta de água.

mockup