Imóveis abandonados: Câmara cobra providência
A existência de mais de 130 imóveis em situação precária revela que há muito trabalho a ser feito
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de julho de 2025
A existência de mais de 130 imóveis em situação precária revela que há muito trabalho a ser feito
Folha de Londrina
Dezoito dias após a FOLHA publicar reportagem mostrando o estado de abandono de alguns imóveis públicos municipais de Londrina, membros da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência da CML (Câmara Municipal de Londrina) vistoriaram três desses locais.
Os vereadores Chavão (Republicanos), Marinho (PL) e Régis Choucino (PP) visitaram a antiga Casa da Mulher, na zona leste; o Centro de Ginástica Artística Alceu Malucelli, na região central; e o Centro de Saúde Especial Bárbara Daher, na zona oeste.
O objetivo da visita foi avaliar as condições estruturais para, em seguida, cobrar providências do Executivo. Como é de praxe após vistorias, a comissão vai enviar um pedido de informações ao Executivo para buscar mais detalhes sobre as estruturas.
Infelizmente, há muitos imóveis nessa situação, que acabam se transformando em mocós, ocupados por pessoas que não têm onde morar e, muitas vezes, usados como ponto de venda e consumo de drogas.
Um levantamento feito pela Prefeitura de Londrina identificou pelo menos 134 imóveis públicos e privados em estado de abandono e que oferecem riscos à segurança da população.
Quando visitou os locais para a produção da reportagem publicada em 14 de junho, a FOLHA encontrou muito lixo nos imóveis e estragos. Vizinhos contaram os problemas de viver próximos a um mocó. A sensação de insegurança, o aspecto de abandono e os animais peçonhentos que são atraídos pela sujeira são algumas das queixas.
Na antiga Casa da Mulher, imóvel histórico, segundo o Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), a comissão encontrou muito lixo.
No Alceu Malucelli, os vereadores se depararam com detritos sendo queimados, situação preocupante porque o imóvel fica em uma área de fundo de vale.
O último local vistoriado foi o Centro de Saúde Especial Bárbara Daher, que deverá ser demolido para dar lugar a um hospital veterinário e ao Centro de Bem-Estar Animal. A informação foi confirmada pela CMTU, que antecipou a futura demolição do prédio.
É positivo que o Legislativo municipal tenha se mobilizado e realizado as vistorias nos imóveis apontados pela reportagem da Folha de Londrina. Mas a população espera que essa visita dos vereadores resulte em ações efetivas e não tenha apenas um caráter simbólico.
A existência de mais de 130 imóveis em situação precária, alguns deles pertencendo ao poder público, revela que há muito trabalho a ser feito pelo município na regularização dessas unidades que representam uma ameaça concreta à segurança, à saúde e à dignidade da população.
O problema está exposto e ninguém quer ser vizinho de um mocó. São áreas que precisam ser recuperadas, reutilizadas ou que tenham a sua destinação reavaliada.
Obrigado por ler a FOLHA!

