Heimtal - De “Núcleo Colonial” a “Gleba do ribeirão”
Patrimônio é a sede de Núcleo Colonial. Situado em local de fácil acesso à ferrovia ou porto fluvial
PUBLICAÇÃO
sábado, 13 de julho de 2024
Patrimônio é a sede de Núcleo Colonial. Situado em local de fácil acesso à ferrovia ou porto fluvial
Humberto Yamaki
Colônia e Patrimônio de Heimtal no Norte do Paraná tem significado impreciso e ambíguo.
Um livreto em japonês, “Norte do Paraná, Califórnia do Brasil”, foi publicado pela CTNP em 1931. Udihara e Nakanishi relatam a existência da “Colônia Heimtal de alemães e um Patrimônio moderno, com escola, igreja e jardim”.
Em contraponto, no “Álbum de Londrina” (Typographia do Paraná Norte, 1938), Gomes descreve: “O Heimtal é um povoado onde a principal colônia estrangeira é a alemã. Na sua maioria, dedica-se à agricultura e ao gado leiteiro”. Conclui, efusivamente. “Villas, cidades e povoados do Município de Londrina são como verdadeiros milagres resultantes do toque magico da varinha de condão, de alguma fada de grande e extraordinário poder, madrinha voluntária...”. Fantasmagorias.
Segundo o Decreto de Colonização PR (1907), Colônia e Patrimônio são termos distintos. Colônia ou Núcleo Colonial é a instalação de mais de 50 famílias de imigrantes em lotes de 20 a 50 ha. Patrimônio é a sede de Núcleo Colonial. Situado em local de fácil acesso à ferrovia ou porto fluvial.
Duas plantas são essenciais para compreender como a CTNP ajustou o projeto às diretrizes oficiais: a “Planta da Colônia Heimtal [1930] ” e a “Planta Parcial n.1 da Gleba dos Ribeirões Três Boccas, Jacutinga e Vermelho (1932 ajust.32) ” (Yamaki, 2017).
A “Planta da Colônia (Núcleo Colonial) Heimtal ” [1930] foi elaborada em São Paulo. Experiência inicial de parcelamento da CTNP no Norte do Paraná. Área entre o Novo Limite de Terras CTNP e o ribeirão Caçadores. O Núcleo Colonial trazia ferrovias nos limites leste e sul. Definem dois eixos. O eixo norte sul (1925~) é o silenciado ramal 2 da Estrada de Ferro Central do Paraná EFCP ajustado para a CTNP. Ficava na faixa estreita de concessão anterior do eng. Beltrão. Já trazia o Patrimônio de Heimtal. O eixo leste oeste (1928~) é a conhecida Companhia Ferroviária São Paulo Paraná CFSPP. Esta última, em fase de exploração e locação. No cruzamento foi deixado uma grande área livre
Finalmente, a “Planta Parcial n.1 da Gleba dos ribeirões Três Boccas, Jacutinga e Vermelho (Razgulaeff, 1930 ajust.1932) ”. Estendia agora até o espigão do ribeirão Vermelho. Razgulaeff incorpora as plantas anteriores. Substitui o módulo Núcleo Colonial e adota o definitivo Gleba do ribeirão. Assim, o antigo Núcleo Colonial Heimtal foi reorganizado como Gleba do ribeirão Jacutinga e Gleba do ribeirão Vermelho. Londrina é projetada no cruzamento de eixos/ferrovias em 1932.
Decifrar Heimtal. Rever lendas. Avaliar ferrovias e planos esquecidos. Resgatar significados.
Humberto Yamaki, Coordenador do Laboratório de Paisagem da Universidade Estadual de Londrina.