Grupo de 80 pessoas é assaltado no Rio
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 02 de dezembro de 2002
Mario Hugo Monken<br> Agência Folha 
RIO Três homens foram presos na manhã de ontem acusados de assaltar um grupo de cerca de 80 pessoas, entre elas oito turistas estrangeiros, na trilha que leva ao alto da pedra da Gávea (zona oeste), um dos cartões-postais mais conhecidos do Rio de Janeiro.
Quatro policiais civis da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) faziam um treinamento no local e surpreenderam os ladrões, que estavam armados com facas e pistolas. Houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido.
Com os assaltantes, os policiais encontraram máquinas fotográficas, jóias, dinheiro, cheques, documentos, sapatos e celulares, que foram roubados das vítimas. Dois ladrões conseguiram fugir levando alguns objetos. Entre os estrangeiros, havia dois alemães e um norte-americano.
O oceanógrafo João Marcos Azevedo, que estava entre as vítimas, disse que, pelo celular, comunicou o assalto ao serviço 190 da PM (Polícia Militar), para emergências. Segundo ele, o policial que recebeu o pedido de socorro ignorou o chamado.
Os presos foram identificados como William de Menezes Vitalino, 21, Roberto Liduíno do Nascimento, 21, e Fábio Rosa de Souza, 19. Segundo os policiais, os ladrões dormiram no local e planejaram o assalto. Com eles, foi apreendido um revólver. Os dois que fugiram levaram as pistolas, de acordo com a polícia.


