Foz do Iguaçu - Prefeitos e secretários do Paraná e outros estados brasileiros querem desenvolver uma agenda para trabalho conjunto no combate de endemias nos 588 municípios de fronteira nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte. A proposta foi lançada ontem durante o 2º Encontro de Municípios de Fronteira do Brasil, realizado em Foz do Iguaçu.
A oficina do Estado pretende traçar uma estratégia com autoridades da província de Missiones (Argentina) e departamentos de Alto Paraná e Canandyu (Paraguai), de onde vem grande número de pessoas e veículos estrangeiros que ingressam em território paranaense. A meta é ter um balanço das doenças transmitidas por vetores e zoonoses em 30 dias, disse o secretário estadual de Saúde, Luiz Carlos Sobannia.
‘‘Queremos combater a febre amarela e a dengue, por exemplo, sem pensar nos limites de território, mas antes precisamos saber quanto custa o projeto. Esse valor ainda é desconhecido’’, comentou Sobbania. Representantes do Consulado do Paraguai em Foz prometeram levar a proposta para autoridades de saúde do país vizinho.
O secretário cogitou um possível apoio financeiro da Itaipu Binacional e sugeriu que governo pode ceder seus técnicos para coordenar campanhas no Paraguai.

mockup