Governança pública – um importante pilar na gestão municipal
O servir consiste em cooperar, buscar os melhores resultados, atender demandas com eficiência e economicidade pelo bem comum
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de outubro de 2024
O servir consiste em cooperar, buscar os melhores resultados, atender demandas com eficiência e economicidade pelo bem comum
Liz Dayane Paludetto Rodrigues
Aproveitando a temática do texto do Sr. Adelar Motter, publicado no Espaço Aberto em 02/10/2024, é oportuno trazer informações na visão de uma servidora do Poder Executivo Municipal. Seguindo tendências internacionais e em alinhamento com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que fomenta o desenvolvimento social, o crescimento econômico e promove a boa governança, Londrina tem avançado na implementação da Política de Governança Pública e Compliance na prefeitura, instituída pela Lei Municipal n. 13.310/2021.
Como primeiro passo dessa prática, foram estabelecidos comitês internos de governança em todas as secretarias, autarquias, fundação e empresas públicas da administração municipal. Os comitês são compostos, além dos titulares das pastas, por servidores públicos efetivos, a fim de garantir o compromisso e continuidade dos trabalhos. Essa escolha foi assertiva, uma vez que o engajamento dos técnicos tem feito a diferença nos resultados já evidenciados. Um exemplo disso é a elaboração de planejamento estratégico para cada órgão e entidade municipal.
Com as trocas de informações e experiências entre os membros dos comitês internos, e a participação representativa em grupos de discussão da sociedade civil organizada, a política de governança utiliza-se do Masterplan como o norteador das ações, sendo que está em andamento a elaboração do Planejamento Estratégico 2025 com total alinhamento ao plano máster.
Em complementação, e também com foco nas iniciativas internacionais de gestão e sustentabilidade, são trabalhados na política de governança os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, para que sejam incorporados aos projetos e programas em andamento nas secretarias e entidades municipais, e assim se eleve o posicionamento de Londrina em rankings de desempenho. O resultado disso, além de uma governança sustentável, é o acesso a mais oportunidades de investimentos nacionais e internacionais.
Ainda compõe a política de governança a promoção da transparência, ética e integridade, em parceria com outros órgãos municipais, como a Controladoria Geral.
A condução e execução dos trabalhos tem se fortalecido devido ao alto grau de competência das equipes envolvidas, que são servidores atuando como agentes de mudança. As lideranças políticas que compõem a alta administração dão o importante tom no topo, direcionando as adequações e atualizações constantes dos planos – o que é positivo, já que o plano não pode e nem deve ser engessado, precisa estar em constante movimento e alinhado com os cenários atualizados, bem como com as diretrizes do líder máximo do município, o chefe do Executivo.
No entanto, é a média gestão, formada por técnicos em posições de assessoria, diretoria, gerência ou liderança de operações, que é guardiã e principal condutora da execução dos planos. Em cooperação com a Alta Administração, são funcionários que servem ao município com suas habilidades, competências e atitudes que colocam em prática seus conhecimentos, acompanham, registram, monitoram e prestam contas dos resultados das ações. Essa postura se alinha com o artigo: “Middle Management Is the Key to Sustainability”, publicado na edição de Dezembro de 2023 da Harvard Business Review, no qual é destacado o papel dos “heróis ocultos” da média gestão como elementos chaves para a sustentabilidade.
O servir consiste em cooperar, buscar os melhores resultados, atender demandas com eficiência e economicidade pelo bem comum. Para isso, é preciso união e colaboração de equipes multissetoriais, pois não se alcança grandes feitos de maneira individual. A política de governança é perene, não é um projeto que tem começo, meio e fim. É um conjunto de ações contínuas, em constante atualização, e que se manifesta na cultura de gestão desde as pequenas tarefas até as ações de grande impacto. Assim, os resultados vão refletindo, gradativamente, na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
Liz Dayane Paludetto Rodrigues, servidora pública municipal, diretora de Governança e Relações Internacionais, Membro do Conselho Consultivo da Harvard Business Review