Fundo reforçará caixa dos países pobres
O Banco Mundial (BM), o Fundo Monetário Internacional (FMI), Suíça, Canadá e Reino Unido anunciaram ontem a criação de um fundo de US$ 45 milhões de dólares para reforçar o setor financeiro dos países em desenvolvimento. Esta iniciativa vai ajudar a impedir que o capital saia dos países que mais precisam dele, afirmou neste domingo Pascal Couchepin, ministro suíço da Economia, durante uma coletiva de imprensa paralela à reunião do Comitê de Desenvolvimento do Banco Mundial e, Washington.
Chamado FIRST (devido à sigla em inglês que significa Iniciativa para Reformar e Fortalecer o Setor Financeiro), este fundo terá como objetivo ajudar os países que estão prontos a melhorar o setor financeiro e supervisionar o sistema bancário.
O FIRST reconhece o papel essencial do setor financeiro no crescimento econômico e para enfrentar a pobreza, ressaltou Clare Short, secretário de Estado britânico para o Desenvolvimento Internacional.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Paul ONeill, criticou de forma contundente neste domingo um estudo do Banco Mundial sobre a eficácia dos seus próprios programas, por não ter identificado os casos cujos resultados foram insatisfatórios.





