Mesmo sem um comandante, o MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta quarta-feira (8) as datas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 – que vão mesmo ocorrer só no ano que vem. As provas em papel acontecerão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, no computador, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Uma novela sobre a definição da data do concurso, principal porta de entrada para o ensino superior público, foi se arrastando desde que a pandemia começou e as pessoas envolvidas perceberam que o governo não conseguiria cumprir os prazos para que as provas acontecessem na data previamente agendada, em novembro próximo.

Em entrevista coletiva virtual, o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e Alexandre Lopes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela prova, apresentaram detalhes da mudança.

O Inep aguardava o nome do novo ministro da Educação para definir as datas, mas diante da demora de um mês para a indicação do novo chefe da pasta, o instituto decidiu não atrasar e acabar com a angústia dos estudantes.

O ex-ministro Abraham Weintraub deixou o cargo em 18 de junho. Ele era contra o adiamento das provas do Enem e mudou de ideia quando o Congresso decidiu entrar na questão e exigir a mudança. Uma consulta foi feita com os inscritos e mesmo com a maioria optando por maio, o MEC decidiu realizar o concurso no começo do ano.

Esta será a primeira edição com uma aplicação em computador para parte dos candidatos, em caráter de teste. O Enem recebeu neste ano 5,8 milhões de inscritos. Além de acesso a universidades públicas, os resultados são utilizados para concessão de bolsas do ProUni (Programa Universidade Para Todos) e contratos do Fies (Financiamento Estudantil).

Com as escolas fechadas e aulas a distância, a área da Educação é uma das mais impactadas pela pandemia do coronavírus. Tanto que o CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou nesta terça-feira (7) um parecer que recomenda às redes de ensino evitar reprovações de estudantes neste ano de 2020. O parecer ainda precisa passar pela homologação do MEC.

Técnicos do Inep, estudantes e professores sabem que o Enem 2020 sofrerá outras mudanças além da data. Por conta da pandemia, ele não será igual aos anteriores. Será necessário um protocolo rígido de segurança sanitária por ocasião das provas evitando aquelas tradicionais aglomerações e com salas mais vazias para garantir o distanciamento mínimo.

O Enem é a prova mais esperada pelos estudantes brasileiros que desejam entrar em uma instituição de ensino superior. O adiamento foi uma decisão de bom-senso, pois quando se fez o calendário escolar de 2020, ninguém imaginou que uma pandemia obrigaria a repensar a maneira de ensinar e aprender.

Obrigado por ler a FOLHA!