Os programas de trainee têm atraído mais jovens a cada ano. As chances de iniciar a vida profissional com uma carreira sólida e promissora em grandes organizações levam milhares de recém-formados a disputar uma vaga nessas companhias. Ser aprovado é a oportunidade para ingressar em uma grande companhia, crescer profissionalmente e ocupar posições estratégicas num curto prazo de tempo.
As principais seleções chegam a receber até duas mil inscrições por vaga. Em multinacionais como Ambev, Unilever, Coca-Cola e Whirlpool, os processos seletivos para trainees são tão concorridos que podem ser comparados com os vestibulares das faculdades mais disputadas.
A Natura Cosméticos recebeu, em 2009, 18 mil inscrições para 35 vagas. No mesmo ano, a Ambev teve 60 mil inscritos, para apenas 26 aprovados; em 2010 as inscrições da companhia bateram o recorde de 73 mil inscritos. Esse número expressivo, na opinião de Juvenal Taques, gerente regional de gente e gestão da Ambev Curitiba, se dá pela transparência e a proximidade da marca com os candidatos, a meritocracia, informalidade e o encarreiramento que a empresa oferece em diversas áreas. ''O programa de trainee é uma das portas de entrada da companhia e tem duração de 10 meses. No processo seletivo procuramos pessoas que sonhem alto, tenham potencial, queiram crescer, fazer a diferença e se adequem à cultura organizacional da empresa, afinal são elas que garantirão a continuidade do negócio'', assegura.
A dica que Taques dá aos jovens que queiram ingressar no mercado de trabalho através do programa trainee ''é que eles deixem de se preocupar com a área em que serão absorvidos e foquem sua preocupação na cultura da organização e em seus valores'', destaca.
O salário inicial oferecido pela Ambev para um trainee, que já faça parte do corporativo da empresa, é de R$ 4 mil. ''A companhia já incorporou ao seu quadro de funcionários mais de 500 trainees, sendo 130 em cargos de gerência e 18 como diretores'', informa Taques.
O programa trainee da América Latina Logística (ALL), também considerado um dos mais disputados processos seletivos do país, tem duração de 12 meses. Este ano a companhia obteve mais de 20 mil inscritos; destes, apenas 21 jovens foram selecionados para ingressarem na empresa a partir de janeiro de 2011.
''O programa já formou 31% dos atuais gerentes, 32% dos coordenadores e 9% de superintendentes e diretores da companhia, por conta da autonomia de trabalho que a empresa oferece'', define Marcela Aidar, coordenadora de desenvolvimento de gente da ALL. ''A empresa trabalha sem número máximo de vagas, a cada ano são selecionados profissionais com os melhores potenciais'', informa.
A empresa, este ano, pela primeira vez utilizou-se das mídias sociais para a busca de novos talentos para o Programa de Trainee ALL 2011. ''Apesar de tradicionalmente o programa selecionar cerca de 20 candidatos, não há limite de vagas. Por isso, mais do que ampliar em 25% o número de inscritos com ajuda das mídias sociais, a captação de talentos e pessoas com o perfil da empresa e espírito empreendedor, criatividade e vontade de aprender e crescer profissionalmente foi o nosso foco'', explica Marcela.
Segundo ela, a empresa é jovem, tem um corpo de colaboradores jovens e procura pessoas que olhem a ALL como se fossem seus donos. ''Para conseguir acompanhar a rapidez de crescimento da corporação'', aponta.
Pessoas detentoras desse perfil, de acordo com ela, trabalham com comprometimento, ''são austeras com a relação de gastos e tem ambição de crescer muito rápido. Falo para os jovens que não olhem a ALL como um emprego e sim como um projeto de vida que requer dedicação'', conta.

mockup