O Dia dos Pais, comemorado neste ano em 13 de agosto, é mais uma esperança para os comerciantes aumentarem o volume de vendas. Faltam menos de dez dias para a data comemorativa. Os lojistas estão com os estoques reforçados e preparados para receber a clientela.

Nas últimas datas comemorativas, Dia das Mães e Dia dos Namorados, os donos de lojas se queixaram do volume de vendas, que ficou abaixo das expectativas na comparação com anos anteriores.

Roupas são os itens mais procurados pelos filhos na hora de presentear seus pais. Segundo a Pesquisa sobre a Expectativa dos Pais para o Dia dos Pais 2023, realizada em julho pelo Grupo Datacenso a pedido da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), 46% dos consumidores paranaenses pretendem presentear com artigos de vestuário. Os calçados estão em segundo lugar na lista de itens mais procurados, sendo citado por 23% dos consumidores Na sequência, estão os perfumes ou cosméticos, com a preferência de 17%.

Em Londrina, a lista é um pouco diferente. Os itens de confecção lideram, com 36%, e logo abaixo vêm os artigos esportivos (17%), seguidos por perfumes e cosméticos (12%). Os calçados aparecem em quarto lugar, com apenas 7%.

A pesquisa indicou ainda que o tíquete médio no Estado deve ser de R$ 206,83, um pouco abaixo da média do valor que pretendem gastar os londrinenses, calculado em R$ 219,86.

O estudo apontou ainda que 69% procuram o melhor custo-benefício, 21% investem em um presente específico e somente 10% escolhem o presente com base no preço, optando pelo item mais em conta. Tanto que 75% dos paranaenses disseram fazer suas compras após pesquisa e comparação de preços, comportamento revelado por 67% dos londrinenses.

Independentemente do valor do presente, o importante é que os pais sejam lembrados e homenageados nessa data.

Obrigado por ler a FOLHA!