Estímulo à produção de etanol
A projeção de redução da safra de cana-de-açúcar levou o governo federal a anunciar plano de incentivo fiscal e opção de financiamento às usinas e aos produtores. O objetivo é estimular a produção do combustível e evitar a falta de etanol no mercado. Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita deverá ser de 588,9 milhões de toneladas, resultado 5,6% inferior ao registrado no ciclo passado. No Paraná, que não é um dos maiores produtores do Brasil, a safra deverá ser 2,8% menor na comparação com o mesmo período do ano passado.
Entre as medidas anunciadas está a redução de PIS/Cofins para as usinas e recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiamento de renovação dos canaviais. A partir do novo plano, a expectativa é de normalização da safra. Para entidades ligadas à classe produtiva, o anúncio do governo é positivo, uma vez que os produtores estariam descapitalizados devido à estiagem registrada no ano passado e à ocorrência de geadas em junho.
Certamente, incentivos à produção agropecuária são positivos. No entanto, no caso da cana-de-açúcar deve-se assegurar que, de fato, contribua para que o mercado não fique desabastecido e que tampouco o preço do etanol suba ao consumidor. Neste ano foram registrados aumentos do custo do combustível até mesmo em período de safra da cana. Na semana passada, por exemplo, o preço do etanol hidratado e do anidro atingiu o maior valor dos últimos oito anos, segundo pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, órgão vinculado à Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz/USP). Os preços estão 47% mais altos do que os registrados no mesmo período do ano passado.
O argumento é a baixa produtividade dos canaviais. No entanto, assegurada a renovação das lavouras, que contará inclusive com o apoio do BNDES, o cenário deve ser modificado. O etanol é um combustível limpo e a tecnologia brasileira é exemplo para o mundo. No entanto, é preciso assegurar o seu pleno funcionamento no País.





